EDUCAÇÃO INTEGRAL E AMPLIAÇÃO DA JORNADA: A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO CEARÁ
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60153 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 564 "inscrito_id" => 7044 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL E AMPLIAÇÃO DA JORNADA: A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO CEARÁ" "resumo" => "ESTE TRABALHO É FRUTO DO ATUAL PROCESSO DE PESQUISA NO MESTRADO EM ENSINO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO (POSENSINO), ASSOCIAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA) E INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN). EM ANDAMENTO, ESTA INVESTIGAÇÃO BUSCA REALIZAR UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO DA REDE CEARENSE. PRODUZIMOS COM UMA VISÃO PÓS-ESTRUTURALISTA, SENDO ESCOPO TEÓRICO-METODOLÓGICO O CICLO DE POLÍTICAS. PROPÕE-SE UTILIZAR UMA PERSPECTIVA QUALITATIVA, COM TRÊS ABORDAGENS DE CONSTRUÇÃO DE DADOS: ANÁLISE DOCUMENTAL, OBSERVAÇÕES IN LOCO E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA; E UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA, EM UMA ANÁLISE ATENCIOSA DOS RESULTADOS NUMÉRICOS DA ESCOLA INVESTIGADA. NA REDE ESTADUAL CEARENSE, HÁ UMA TRAJETÓRIA RECENTE DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL. A PROPOSTA É UMA ESCOLA QUE CONTEMPLE A TODOS OS JOVENS E SEUS DIFERENTES PROJETOS DE VIDA. NESSA DIREÇÃO, CADA ESCOLA CONSTRÓI SEU PRÓPRIO PROJETO DE TEMPO INTEGRAL, A PARTIR DE UM AMPLO DEBATE COM A COMUNIDADE ESCOLAR, SENDO UMA DAS PRINCIPAIS PREMISSAS: UMA ESCOLA CONSTRUÍDA PARA (E COM) OS JOVENS. SABEMOS, NO ENTANTO, QUE A POLÍTICA EM SI É CONSTRUÍDA NA PRÁTICA, NOS DISTANCIANDO CADA VEZ MAIS DA IDEIA DE IMPLANTAÇÃO. PORTANTO, HÁ MUITAS VEZES UM ABISMO DE ACONTECIMENTOS ENTRE A POLÍTICA ENQUANTO TEXTO E A POLÍTICA ENQUANTO PRÁTICA, SENDO ESTA ÚLTIMA, E SUAS TRANSFORMAÇÕES, OBJETO DAS SEGUINTES DISCUSSÕES E RESULTADOS A SEREM CONTEMPLADOS NO TRABALHO DE PESQUISA AQUI APRESENTADO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, TEMPO INTEGRAL, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID7044_18072019183042.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EDUARDO NOBRE MAIA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO MAIA" "autor_email" => "eduardonobre78@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE RIO GRANDE DO NORTE (UERN) / UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA)/ INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60153 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 564 "inscrito_id" => 7044 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL E AMPLIAÇÃO DA JORNADA: A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO CEARÁ" "resumo" => "ESTE TRABALHO É FRUTO DO ATUAL PROCESSO DE PESQUISA NO MESTRADO EM ENSINO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO (POSENSINO), ASSOCIAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA) E INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN). EM ANDAMENTO, ESTA INVESTIGAÇÃO BUSCA REALIZAR UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO DA REDE CEARENSE. PRODUZIMOS COM UMA VISÃO PÓS-ESTRUTURALISTA, SENDO ESCOPO TEÓRICO-METODOLÓGICO O CICLO DE POLÍTICAS. PROPÕE-SE UTILIZAR UMA PERSPECTIVA QUALITATIVA, COM TRÊS ABORDAGENS DE CONSTRUÇÃO DE DADOS: ANÁLISE DOCUMENTAL, OBSERVAÇÕES IN LOCO E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA; E UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA, EM UMA ANÁLISE ATENCIOSA DOS RESULTADOS NUMÉRICOS DA ESCOLA INVESTIGADA. NA REDE ESTADUAL CEARENSE, HÁ UMA TRAJETÓRIA RECENTE DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL. A PROPOSTA É UMA ESCOLA QUE CONTEMPLE A TODOS OS JOVENS E SEUS DIFERENTES PROJETOS DE VIDA. NESSA DIREÇÃO, CADA ESCOLA CONSTRÓI SEU PRÓPRIO PROJETO DE TEMPO INTEGRAL, A PARTIR DE UM AMPLO DEBATE COM A COMUNIDADE ESCOLAR, SENDO UMA DAS PRINCIPAIS PREMISSAS: UMA ESCOLA CONSTRUÍDA PARA (E COM) OS JOVENS. SABEMOS, NO ENTANTO, QUE A POLÍTICA EM SI É CONSTRUÍDA NA PRÁTICA, NOS DISTANCIANDO CADA VEZ MAIS DA IDEIA DE IMPLANTAÇÃO. PORTANTO, HÁ MUITAS VEZES UM ABISMO DE ACONTECIMENTOS ENTRE A POLÍTICA ENQUANTO TEXTO E A POLÍTICA ENQUANTO PRÁTICA, SENDO ESTA ÚLTIMA, E SUAS TRANSFORMAÇÕES, OBJETO DAS SEGUINTES DISCUSSÕES E RESULTADOS A SEREM CONTEMPLADOS NO TRABALHO DE PESQUISA AQUI APRESENTADO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, TEMPO INTEGRAL, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID7044_18072019183042.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EDUARDO NOBRE MAIA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO MAIA" "autor_email" => "eduardonobre78@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE RIO GRANDE DO NORTE (UERN) / UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA)/ INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }