O PRESENTE ESTUDO ABORDA A TEMÁTICA INCLUSÃO, DESTACANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS DIRECIONADO A EDUCAÇÃO DE SURDOS. O OBJETIVO DO TRABALHO É ANALISAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES QUE OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS ENFRENTAM QUANTO AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS, IDENTIFICANDO AS PRINCIPAIS COMPLEXIDADES QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO DE INCLUSIVA, COMPREENDER ESSE PROCESSO A PARTIR DO ÂMBITO DA SALA DE AULA CONHECENDO OS RECURSOS QUE A ESCOLA REGULAR DISPONIBILIZA AO PROFESSOR, QUE PROPORCIONE AO MESMO PROMOVER UM ENSINO DE QUALIDADE E DIRECIONADO A TODOS, E CONTRIBUIR DE FORMA POSITIVA NO ENFOQUE DA TEMÁTICA INCLUSÃO, E EDUCAÇÃO DE SURDOS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. NAS REFLEXÕES SOBRE OS ASPECTOS HISTÓRICOS DA INCLUSÃO DE SURDOS E DO ENSINO DE CIÊNCIAS, DIALOGAMOS COM ESTUDOS DE MAZZOTA (2005), MANTOAN (2005), DENTRE OUTROS. A PESQUISA FOI REALIZADA NA UNIDADE ESCOLAR PADRE RAIMUNDO JOSÉ VIEIRA, ZONA URBANA DE PARNAÍBA, O PERCURSO METODOLÓGICO INCLUI ANÁLISES DE DOCUMENTOS, PARA COLETA DE DADOS FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS AOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REFERIDA ESCOLA. OBSERVOU-SE QUE OS PROFESSORES COMPREENDEM A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO INCLUSIVO, PORÉM FICOU CLARA A INSEGURANÇA POR PARTE DOS MESMOS QUANTO AO ENSINO DE ALUNOS SURDOS E A INCAPACIDADE DESSES PROFISSIONAIS EM PROMOVER A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE FORMA EFETIVA. ENFIM, ENTENDE-SE QUE É IMPRESCINDÍVEL QUE HAJA UMA ADEQUAÇÃO DA ESCOLA PARA RECEBER OS ALUNOS SURDOS, ALÉM DA DISPONIBILIZAÇÃO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA OS PROFESSORES, OBJETIVANDO QUALIFICAR OS MESMOS PARA ATENDER AS DIFERENTES ESPECIFICIDADES DE ALUNOS QUE COMPREENDEM O AMBIENTE ESCOLAR.