A educaÇÃo É um requisito fundamental para a inserÇÃo do cidadÃo na sociedade, e consequentemente garantido a todos, incluindo o aluno hospitalizado que deve receber o cumprimento desta prerrogativa. As boas prÁticas pedagÓgicas ofertadas as crianÇas internadas, periodicamente ou em longos prazos, podem ser um importante fator que venha a favorecer a recuperaÇÃo da saÚde desses pacientes, ao tempo em que proporcionarÁ sua manutenÇÃo no mundo escolar. NÃo É por acaso que a ciÊncia É a base da maioria das descobertas sobre a prevenÇÃo e cura de doenÇas e da busca pelo bem-estar. Assim, por mais associemos À escola, a ciÊncia se apresenta com vÁrias aplicaÇÕes para a “vida real”. A pesquisa foi desenvolvida na Classe Hospitalar Semear no Centro de OncoHematologia PediÁtrica do Hospital UniversitÁrio Oswaldo Cruz, pautando-se num fragmento de aula de CiÊncias, a partir de uma anÁlise bibliogrÁfica e de campo onde indicando resultados positivos, tais como, a forma de relacionar educaÇÃo e saÚde, propiciando a melhora da qualidade de vida das crianÇas, ajudando-as a pensar de maneira lÓgica sobre os fatos do cotidiano e a resolver problemas prÁticos. AlÉm de preparÁ-las para um mundo cada vez mais cientÍfico e tecnolÓgico.