PRETINHA, EU? LITERATURA INFANTO-JUVENIL E IDENTIDADE NEGRA: NOVOS OLHARES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NEGROS SANTOS, Adeilma Machado dos – UEPBEste resumo tem como objetivo proporcionar uma reflexão acerca da importância da leitura de obras, em sala de aula, quepromovam um resgate da cultura Afrobrasileira e possibilitemaos alunos negros não somente um reconhecimento com as mesmas, mas tambémum apoio em sua (re)afirmação identitária. Para tal, utilizaremos a obra Pretinha, eu?,do autor Júlio Emílio Braz como suporte literário, e, como suporte teórico, entre outros, Vigotski (1987), Kleiman (2004), Brookshaw (1983); a fim de ilustrar como essa problemática é abordada no contexto escolar, assim como entender como a leitura de obras que insiram o leitor negro em seu contexto, mas não de forma discriminatória nem excludente, os auxiliará na formação de uma consciência de mundo. Nesse sentido, a literatura infanto-juvenil mostra-se um espaço essencial para a formação desses sujeitos leitores.Palavras-Chave: Cultura Afrobrasileira, Reafirmação Identitária, Texto Literário.