AS GEOTECNOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA,
REPRESENTAM NOVAS ALTERNATIVAS PARA SE TRABALHAR O ESPAÇO GEOGRÁFICO, AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO E ANÁLISE DO SOFTWARE GOOGLE EARTH COMO PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. O ESTUDO DE CASO FOI REALIZADO COM ALUNOS DE 1º, 2º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA LICEU ALFREDO ALMEIDA MACHADO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM, ESTADO DO CEARÁ. AS ETAPAS QUE GUIARAM ESTE TRABALHO, CONSISTIU NO LEVANTAMENTO DE REFERENCIAL TEÓRICO, NA REALIZAÇÃO DE AULA EXPOSITIVA E PRÁTICA E NA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO. A PROPOSTA DE TAL ESTUDO POSSIBILITOU MUITAS ANÁLISES, ENTRE ELAS A IMPORTÂNCIA DO SOFTWARE PARA PROMOÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS METODOLÓGICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, ASSIM COMO UMA OBSERVAÇÃO SOBRE AS DIFICULDADES PARA O USO DO MESMO, TENDO EM VISTA OS OBSTÁCULOS ENFRENTADOS PELAS ESCOLAS BRASILEIRAS PARA SE INSERIREM NA NOVA REALIDADE TECNOLÓGICA. CONTUDO, VERIFICOU-SE QUE O GOOGLE EARTH COMO UM RECURSO DIDÁTICO É UMA EXCELENTE PROPOSTA PARA A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, PROPORCIONANDO UM MELHOR ENTENDIMENTO DOS ASSUNTOS E CONCEITOS GEOGRÁFICOS, POSSIBILITANDO DURANTE A AULA, UM PERFIL DINÂMICO, ATIVO, ATRAENTE E CAPAZ DE FAZER A INTERAÇÃO COM O MUNDO POR MEIO DE UM APLICATIVO, O QUE SE COMPARADO AO LIVRO DIDÁTICO SERIA BEM MAIS DIFÍCIL DE PRENDER A ATENÇÃO DO ALUNO.