Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUAL O RECADO DOS ERROS EM QUESTÕES DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA NO ENEM 2016 PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA?

Palavra-chaves: ERRO, DISTRATOR, ENEM Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62333
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5255
    "inscrito_id" => 14010
    "titulo" => "QUAL O RECADO DOS ERROS EM QUESTÕES DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA NO ENEM 2016 PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA?"
    "resumo" => "O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM É O PROCESSO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE MAIOR RELEVÂNCIA NO NOSSO PAÍS POIS SE CONSTITUI NA PRINCIPAL PORTA DE ACESSO PARA A MAIORIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. NESTA PESQUISA, A MATÉRIA-PRIMA DE NOSSAS REFLEXÕES É CONSTITUÍDA PELOS ERROS APRESENTADOS EM QUESTÕES DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA, NA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM-2016, OS QUAIS FORAM PRODUZIDOS POR TODOS OS 27.567 INSCRITOS NESSE EXAME, APROVADOS E NÃO APROVADOS, VIA SISU-2017, PARA INGRESSO NA UFRN. NO CASO EM TELA, AS QUESTÕES CUJOS ERROS, ASSOCIADOS AOS RESPECTIVOS DISTRATORES, FORAM ANALISADOS, ESTÃO VINCULADOS, DE ACORDO COM A MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM, À COMPETÊNCIA 7; ESTA, EM SEU CONTEÚDO, CONTEMPLA A ESTATÍSTICA DESCRITIVA, E, PORTANTO, AS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL (MÉDIA, MODA E MEDIANA) E O DESVIO PADRÃO (MEDIDA DE DISPERSÃO). NAS DISCUSSÕES AQUI TECIDAS, DEFENDEMOS A TESE DE QUE O ERRO, NA SUA DIMENSÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, PODE TRAZER CONSIGO IMPORTANTES RECADOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, AO EXPOR OS CAMINHOS PERCORRIDOS QUANDO DA FORMAÇÃO DE CONCEITOS, DURANTE O PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO APRENDIZ. NO CASO DAS QUESTÕES DO REFERIDO EXAME, DE ALCANCE NACIONAL, OS ERROS/DISTRATORES DÃO UM RECADO AOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, SUGERINDO QUE, NO TOCANTE ÀS MEDIDAS ESTATÍSTICAS: MÉDIA, MODA, MEDIANA E DESVIO PADRÃO, OS CONCEITOS ASSOCIADOS A ESSAS MEDIDAS PRECISAM SER EXPLORADOS DE FORMA MAIS EFETIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ERRO, DISTRATOR, ENEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID14010_02102019163250.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVONE DA SILVA SALSA"
    "autor_nome_curto" => "IVONE SALSA"
    "autor_email" => "salsaivone@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62333
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5255
    "inscrito_id" => 14010
    "titulo" => "QUAL O RECADO DOS ERROS EM QUESTÕES DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA NO ENEM 2016 PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA?"
    "resumo" => "O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM É O PROCESSO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE MAIOR RELEVÂNCIA NO NOSSO PAÍS POIS SE CONSTITUI NA PRINCIPAL PORTA DE ACESSO PARA A MAIORIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. NESTA PESQUISA, A MATÉRIA-PRIMA DE NOSSAS REFLEXÕES É CONSTITUÍDA PELOS ERROS APRESENTADOS EM QUESTÕES DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA, NA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM-2016, OS QUAIS FORAM PRODUZIDOS POR TODOS OS 27.567 INSCRITOS NESSE EXAME, APROVADOS E NÃO APROVADOS, VIA SISU-2017, PARA INGRESSO NA UFRN. NO CASO EM TELA, AS QUESTÕES CUJOS ERROS, ASSOCIADOS AOS RESPECTIVOS DISTRATORES, FORAM ANALISADOS, ESTÃO VINCULADOS, DE ACORDO COM A MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM, À COMPETÊNCIA 7; ESTA, EM SEU CONTEÚDO, CONTEMPLA A ESTATÍSTICA DESCRITIVA, E, PORTANTO, AS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL (MÉDIA, MODA E MEDIANA) E O DESVIO PADRÃO (MEDIDA DE DISPERSÃO). NAS DISCUSSÕES AQUI TECIDAS, DEFENDEMOS A TESE DE QUE O ERRO, NA SUA DIMENSÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, PODE TRAZER CONSIGO IMPORTANTES RECADOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, AO EXPOR OS CAMINHOS PERCORRIDOS QUANDO DA FORMAÇÃO DE CONCEITOS, DURANTE O PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO APRENDIZ. NO CASO DAS QUESTÕES DO REFERIDO EXAME, DE ALCANCE NACIONAL, OS ERROS/DISTRATORES DÃO UM RECADO AOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, SUGERINDO QUE, NO TOCANTE ÀS MEDIDAS ESTATÍSTICAS: MÉDIA, MODA, MEDIANA E DESVIO PADRÃO, OS CONCEITOS ASSOCIADOS A ESSAS MEDIDAS PRECISAM SER EXPLORADOS DE FORMA MAIS EFETIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ERRO, DISTRATOR, ENEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID14010_02102019163250.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVONE DA SILVA SALSA"
    "autor_nome_curto" => "IVONE SALSA"
    "autor_email" => "salsaivone@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM É O PROCESSO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE MAIOR RELEVÂNCIA NO NOSSO PAÍS POIS SE CONSTITUI NA PRINCIPAL PORTA DE ACESSO PARA A MAIORIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. NESTA PESQUISA, A MATÉRIA-PRIMA DE NOSSAS REFLEXÕES É CONSTITUÍDA PELOS ERROS APRESENTADOS EM QUESTÕES DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA, NA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM-2016, OS QUAIS FORAM PRODUZIDOS POR TODOS OS 27.567 INSCRITOS NESSE EXAME, APROVADOS E NÃO APROVADOS, VIA SISU-2017, PARA INGRESSO NA UFRN. NO CASO EM TELA, AS QUESTÕES CUJOS ERROS, ASSOCIADOS AOS RESPECTIVOS DISTRATORES, FORAM ANALISADOS, ESTÃO VINCULADOS, DE ACORDO COM A MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM, À COMPETÊNCIA 7; ESTA, EM SEU CONTEÚDO, CONTEMPLA A ESTATÍSTICA DESCRITIVA, E, PORTANTO, AS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL (MÉDIA, MODA E MEDIANA) E O DESVIO PADRÃO (MEDIDA DE DISPERSÃO). NAS DISCUSSÕES AQUI TECIDAS, DEFENDEMOS A TESE DE QUE O ERRO, NA SUA DIMENSÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, PODE TRAZER CONSIGO IMPORTANTES RECADOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, AO EXPOR OS CAMINHOS PERCORRIDOS QUANDO DA FORMAÇÃO DE CONCEITOS, DURANTE O PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO APRENDIZ. NO CASO DAS QUESTÕES DO REFERIDO EXAME, DE ALCANCE NACIONAL, OS ERROS/DISTRATORES DÃO UM RECADO AOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, SUGERINDO QUE, NO TOCANTE ÀS MEDIDAS ESTATÍSTICAS: MÉDIA, MODA, MEDIANA E DESVIO PADRÃO, OS CONCEITOS ASSOCIADOS A ESSAS MEDIDAS PRECISAM SER EXPLORADOS DE FORMA MAIS EFETIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.