LEITURA LITERÁRIA E INTERCÂMBIO DE IDENTIDADES: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM SALA DE AULA Adalberto Teixeira RODRIGUES (UEPB)Muitas vezes nos alegramos, como professor, diante das manifestações dos alunos em momentos de leituras na sala de aula. Estes momentos são marcados pela expressão das experiências que revelam as leituras literárias que antecedem um determinado período da vida desses alunos. A partir da leitura integral do romance O vôo da guará vermelha, de Maria Valéria Rezende, muitos outros textos reapareceram citados pelos leitores, caracterizando o que podemos chamar de intercâmbio literário. Aqui, especificamente, tratamos do intercâmbio das identidades de Rosálio, de Maria Valéria Rezende; José, de Carlos Drummond de Andrade; João Gostoso, de Manuel Bandeira; O menino mais velho, O menino mais novo, de Graciliano Ramos; Severino, de João Cabral de Melo Neto; e o casal de pretos, de Fernando Sabino. O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de leitura dO vôo da guará vermelha com alunos da 3ª série do Ensino Médio. Quanto ao suporte teórico, tomamos as discussões de HALL (2006) sobre identidades na pós-modernidade, e PETIT (2008), ZILBERMAN (1999), JOVE (2002), COSSON (2006), COLOMER (2007), GERALDI (2006), PINHEIRO (2006) sobre práticas de leituras do texto literário na formação de leitores.Palavras-chave: leitura literária, intercâmbio, identidades.