POESIA, CANÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA INTERFACE NO ENSINO FUNDAMENTAL IVerônica de Fátima Gomes de MOURA (UFPB)Maria das Dores Oliveira de Albuquerque (UFPB)Maria do Socorro Lopes Cavalcanti (UFPB)Tendo em vistas a interface entre a poesia e a canção, este trabalho apresenta uma proposta interdisciplinar da literatura com a área de ciências da natureza. Com o foco na leitura de poemas para crianças, a experiência apresentada tem suporte nas orientações teóricas de PINHEIRO (2007); SOARES (2003); ZILBERMAN e LAJOLO (1998); BORDINI e AGUIAR (1993). Direcionada ao ensino fundamental I, esta experiência configura-se em uma articulação da abordagem, em sala de aula, dos poemas “Ave presa”, de Manoel Monteiro, e “Lição de biologia”, de Ricardo Azevedo, com a canção “Xote ecológico”, de Luiz Gonzaga, em favor de uma sensibilização para a conscientização ambiental sobre a importância dos cuidados e respeito ao meio-ambiente.Palavras-chave: Poema; Canção; Sala de aula; Educação Ambiental; Ensino Fundamental I; REFERÊNCIAS:BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura – formação do leitor: alternativas metodológicas. 2ª ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 3ª ed. revista e ampliada.Campina Grande: Bagagem, 2007.SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy A M.; BRANDAO, Heliana Maria; MACHADO, Maria Zélia V. (orgs.) A escolarização da leitura literária – o jogo do livro infantil e juvenil. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 17 – 48.ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1998.