UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR PARA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62947 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 803 "inscrito_id" => 8317 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR PARA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "NO CONTEXTO ACADÊMICO, A UTILIZAÇÃO DE NOVAS ABORDAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FACILITAM O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO EM APRENDER CONTEÚDOS DE FORMA INTERATIVA E SIGNIFICATIVA. UMA DESSAS ESTRATÉGIAS QUE VISA DINAMIZAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SÃO AS METODOLOGIAS ATIVAS. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DO TRABALHO É RELATAR A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA DE MOSSORÓ - FACENE/RN. TRATA-SE DE RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE SE REPORTOU PARA AS VIVÊNCIAS COM METODOLOGIAS ATIVAS NAS SEGUINTES DISCIPLINAS: PROCESSOS MORFOFISIOLÓGICOS; EPIDEMIOLOGIA, MECANISMO DE AGRESSÃO E DEFESA II E NUTRIÇÃO E DIETÉTICA. CADA UM DOS REFERIDOS COMPONENTES CURRICULARES USOU UMA METODOLOGIA ATIVA DIFERENTE: EM PROCESSO MORFOFISIOLÓGICOS, FOI UTILIZADA DINÂMICA EM GRUPO, NA PRÓPRIA SALA DE AULA; EM MECANISMO DE AGRESSÃO E DEFESA II FOI REALIZADA AULA TEÓRICO-PRÁTICA EM LABORATÓRIO; EM EPIDEMIOLOGIA FOI UTILIZADO TBL (APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPE) E NUTRIÇÃO E DIETÉTICA FOI UTILIZADO QUIZZ EM APLICATIVO DE APARELHO CELULAR. IDENTIFICOU-SE QUE ALUNOS, COM ESTAS METODOLOGIAS ATIVAS, PASSAM A SER SUJEITOS DO ENSINO E APRENDIZADO, AUTORES DO PRÓPRIO CONHECIMENTO, PROTAGONISTAS CAPAZES REFORMULAR IDEIAS E CONCEITOS INDIVIDUAIS E, AO MESMO TEMPO, COM OS COLEGAS. DESSE MODO, CABE AOS ALUNOS ESTAREM ABERTOS À UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS, PARA OBTER O MÁXIMO DE RENDIMENTO COGNITIVO E BENEFÍCIOS PARA A PRÓPRIA FORMAÇÃO, A FIM DE QUE ESTEJAM, CADA VEZ MAIS, CONECTADOS ÀS NOVAS DEMANDAS QUE O SÉCULO XXI VEM EXIGINDO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO, PROFISSIONAL DA SAÚDE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID8317_31072019222636.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELDER MATHEUS ALVES FERNANDES" "autor_nome_curto" => "FERNANDES H.M.A" "autor_email" => "heldermatheus10@hotmail.c" "autor_ies" => "FACENE/RN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62947 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 803 "inscrito_id" => 8317 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR PARA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "NO CONTEXTO ACADÊMICO, A UTILIZAÇÃO DE NOVAS ABORDAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FACILITAM O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO EM APRENDER CONTEÚDOS DE FORMA INTERATIVA E SIGNIFICATIVA. UMA DESSAS ESTRATÉGIAS QUE VISA DINAMIZAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SÃO AS METODOLOGIAS ATIVAS. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DO TRABALHO É RELATAR A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA DE MOSSORÓ - FACENE/RN. TRATA-SE DE RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE SE REPORTOU PARA AS VIVÊNCIAS COM METODOLOGIAS ATIVAS NAS SEGUINTES DISCIPLINAS: PROCESSOS MORFOFISIOLÓGICOS; EPIDEMIOLOGIA, MECANISMO DE AGRESSÃO E DEFESA II E NUTRIÇÃO E DIETÉTICA. CADA UM DOS REFERIDOS COMPONENTES CURRICULARES USOU UMA METODOLOGIA ATIVA DIFERENTE: EM PROCESSO MORFOFISIOLÓGICOS, FOI UTILIZADA DINÂMICA EM GRUPO, NA PRÓPRIA SALA DE AULA; EM MECANISMO DE AGRESSÃO E DEFESA II FOI REALIZADA AULA TEÓRICO-PRÁTICA EM LABORATÓRIO; EM EPIDEMIOLOGIA FOI UTILIZADO TBL (APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPE) E NUTRIÇÃO E DIETÉTICA FOI UTILIZADO QUIZZ EM APLICATIVO DE APARELHO CELULAR. IDENTIFICOU-SE QUE ALUNOS, COM ESTAS METODOLOGIAS ATIVAS, PASSAM A SER SUJEITOS DO ENSINO E APRENDIZADO, AUTORES DO PRÓPRIO CONHECIMENTO, PROTAGONISTAS CAPAZES REFORMULAR IDEIAS E CONCEITOS INDIVIDUAIS E, AO MESMO TEMPO, COM OS COLEGAS. DESSE MODO, CABE AOS ALUNOS ESTAREM ABERTOS À UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS, PARA OBTER O MÁXIMO DE RENDIMENTO COGNITIVO E BENEFÍCIOS PARA A PRÓPRIA FORMAÇÃO, A FIM DE QUE ESTEJAM, CADA VEZ MAIS, CONECTADOS ÀS NOVAS DEMANDAS QUE O SÉCULO XXI VEM EXIGINDO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO, PROFISSIONAL DA SAÚDE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID8317_31072019222636.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELDER MATHEUS ALVES FERNANDES" "autor_nome_curto" => "FERNANDES H.M.A" "autor_email" => "heldermatheus10@hotmail.c" "autor_ies" => "FACENE/RN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }