NO CONTEXTO ACADÊMICO, A UTILIZAÇÃO DE NOVAS ABORDAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FACILITAM O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO EM APRENDER CONTEÚDOS DE FORMA INTERATIVA E SIGNIFICATIVA. UMA DESSAS ESTRATÉGIAS QUE VISA DINAMIZAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SÃO AS METODOLOGIAS ATIVAS. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DO TRABALHO É RELATAR A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA DE MOSSORÓ - FACENE/RN. TRATA-SE DE RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE SE REPORTOU PARA AS VIVÊNCIAS COM METODOLOGIAS ATIVAS NAS SEGUINTES DISCIPLINAS: PROCESSOS MORFOFISIOLÓGICOS; EPIDEMIOLOGIA, MECANISMO DE AGRESSÃO E DEFESA II E NUTRIÇÃO E DIETÉTICA. CADA UM DOS REFERIDOS COMPONENTES CURRICULARES USOU UMA METODOLOGIA ATIVA DIFERENTE: EM PROCESSO MORFOFISIOLÓGICOS, FOI UTILIZADA DINÂMICA EM GRUPO, NA PRÓPRIA SALA DE AULA; EM MECANISMO DE AGRESSÃO E DEFESA II FOI REALIZADA AULA TEÓRICO-PRÁTICA EM LABORATÓRIO; EM EPIDEMIOLOGIA FOI UTILIZADO TBL (APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPE) E NUTRIÇÃO E DIETÉTICA FOI UTILIZADO QUIZZ EM APLICATIVO DE APARELHO CELULAR. IDENTIFICOU-SE QUE ALUNOS, COM ESTAS METODOLOGIAS ATIVAS, PASSAM A SER SUJEITOS DO ENSINO E APRENDIZADO, AUTORES DO PRÓPRIO CONHECIMENTO, PROTAGONISTAS CAPAZES REFORMULAR IDEIAS E CONCEITOS INDIVIDUAIS E, AO MESMO TEMPO, COM OS COLEGAS. DESSE MODO, CABE AOS ALUNOS ESTAREM ABERTOS À UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS, PARA OBTER O MÁXIMO DE RENDIMENTO COGNITIVO E BENEFÍCIOS PARA A PRÓPRIA FORMAÇÃO, A FIM DE QUE ESTEJAM, CADA VEZ MAIS, CONECTADOS ÀS NOVAS DEMANDAS QUE O SÉCULO XXI VEM EXIGINDO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE.