Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DE GRÁFICOS EM TÁTIL COMO MATERIAL DIDÁTICO CRIATIVO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Palavra-chaves: GRÁFICO TÁTIL, ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA VISUAL Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60258
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5009
    "inscrito_id" => 14463
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DE GRÁFICOS EM TÁTIL COMO MATERIAL DIDÁTICO CRIATIVO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO VERSA SOBRE A PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE GRÁFICOS TÁTEIS COMPOSTO POR UM QUADRO BRANCO EM CHAPA METALIZADA, COM FITAS MAGNÉTICAS REAPROVEITADAS DE UMA GELADEIRA EM ESTADO DE SUCATA, E ESCALA, EM BRAILE, COM ADESIVOS EM ALTO-RELEVO. O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESENVOLVER UM MATERIAL DE FÁCIL UTILIZAÇÃO PARA AUXILIAR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, NUMA PERSPECTIVA DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, NAS AULAS DE CIÊNCIAS EXATAS. ATENDENDO ÀS GARANTIAS LEGAIS DE UM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E GRATUITO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO, SENDO PREFERENCIALMENTE FORNECIDO NA REDE REGULAR DE ENSINO. A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA TEM GRANDE IMPACTO EDUCACIONAL E SOCIAL NESSES INDIVÍDUOS, POIS ALÉM DE FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PROPICIAR A MAIOR INCLUSÃO DESSES ESTUDANTES NO AMBIENTE ESCOLAR. PARA TANTO É PRECISO CONSTRUIR UM MATERIAL QUE SEJA DE FÁCIL ENTENDIMENTO, FÁCIL PERCEPÇÃO ATRAVÉS DO TATO E QUE MANTENHA SUA INTEGRIDADE DURANTE TODO PROCESSO DE ANÁLISE PELO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL. NESSE CONTEXTO, SURGIU A IDEIA DE PRODUZIR UM MATERIAL MOLDÁVEL E QUE FOSSE POSSÍVEL PRODUZI-LO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E/OU DE MATERIAIS RECICLADOS PARA TORNÁ-LO MAIS ACESSÍVEL A ESTUDANTES E PROFESSORES. PARA AVALIAR A EFETIVIDADE DO PROTÓTIPO FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA ESTRUTURADA COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL E BAIXA VISÃO. COM RESULTADOS BASTANTE PROMISSORES, POIS O MATERIAL DIDÁTICO PRODUZIDO SE MOSTROU EFICIENTE, PERTINENTE E UM GRANDE FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, QUANDO FALAMOS EM ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "GRÁFICO TÁTIL, ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID14463_29092019222815.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA DE SOUZA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA DE SOUZA BRITO"
    "autor_email" => "natisbrito@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS IPOJUCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60258
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5009
    "inscrito_id" => 14463
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DE GRÁFICOS EM TÁTIL COMO MATERIAL DIDÁTICO CRIATIVO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO VERSA SOBRE A PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE GRÁFICOS TÁTEIS COMPOSTO POR UM QUADRO BRANCO EM CHAPA METALIZADA, COM FITAS MAGNÉTICAS REAPROVEITADAS DE UMA GELADEIRA EM ESTADO DE SUCATA, E ESCALA, EM BRAILE, COM ADESIVOS EM ALTO-RELEVO. O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESENVOLVER UM MATERIAL DE FÁCIL UTILIZAÇÃO PARA AUXILIAR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, NUMA PERSPECTIVA DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, NAS AULAS DE CIÊNCIAS EXATAS. ATENDENDO ÀS GARANTIAS LEGAIS DE UM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E GRATUITO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO, SENDO PREFERENCIALMENTE FORNECIDO NA REDE REGULAR DE ENSINO. A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA TEM GRANDE IMPACTO EDUCACIONAL E SOCIAL NESSES INDIVÍDUOS, POIS ALÉM DE FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PROPICIAR A MAIOR INCLUSÃO DESSES ESTUDANTES NO AMBIENTE ESCOLAR. PARA TANTO É PRECISO CONSTRUIR UM MATERIAL QUE SEJA DE FÁCIL ENTENDIMENTO, FÁCIL PERCEPÇÃO ATRAVÉS DO TATO E QUE MANTENHA SUA INTEGRIDADE DURANTE TODO PROCESSO DE ANÁLISE PELO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL. NESSE CONTEXTO, SURGIU A IDEIA DE PRODUZIR UM MATERIAL MOLDÁVEL E QUE FOSSE POSSÍVEL PRODUZI-LO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E/OU DE MATERIAIS RECICLADOS PARA TORNÁ-LO MAIS ACESSÍVEL A ESTUDANTES E PROFESSORES. PARA AVALIAR A EFETIVIDADE DO PROTÓTIPO FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA ESTRUTURADA COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL E BAIXA VISÃO. COM RESULTADOS BASTANTE PROMISSORES, POIS O MATERIAL DIDÁTICO PRODUZIDO SE MOSTROU EFICIENTE, PERTINENTE E UM GRANDE FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, QUANDO FALAMOS EM ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "GRÁFICO TÁTIL, ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID14463_29092019222815.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA DE SOUZA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA DE SOUZA BRITO"
    "autor_email" => "natisbrito@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS IPOJUCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO VERSA SOBRE A PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE GRÁFICOS TÁTEIS COMPOSTO POR UM QUADRO BRANCO EM CHAPA METALIZADA, COM FITAS MAGNÉTICAS REAPROVEITADAS DE UMA GELADEIRA EM ESTADO DE SUCATA, E ESCALA, EM BRAILE, COM ADESIVOS EM ALTO-RELEVO. O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESENVOLVER UM MATERIAL DE FÁCIL UTILIZAÇÃO PARA AUXILIAR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, NUMA PERSPECTIVA DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, NAS AULAS DE CIÊNCIAS EXATAS. ATENDENDO ÀS GARANTIAS LEGAIS DE UM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E GRATUITO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO, SENDO PREFERENCIALMENTE FORNECIDO NA REDE REGULAR DE ENSINO. A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA TEM GRANDE IMPACTO EDUCACIONAL E SOCIAL NESSES INDIVÍDUOS, POIS ALÉM DE FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PROPICIAR A MAIOR INCLUSÃO DESSES ESTUDANTES NO AMBIENTE ESCOLAR. PARA TANTO É PRECISO CONSTRUIR UM MATERIAL QUE SEJA DE FÁCIL ENTENDIMENTO, FÁCIL PERCEPÇÃO ATRAVÉS DO TATO E QUE MANTENHA SUA INTEGRIDADE DURANTE TODO PROCESSO DE ANÁLISE PELO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL. NESSE CONTEXTO, SURGIU A IDEIA DE PRODUZIR UM MATERIAL MOLDÁVEL E QUE FOSSE POSSÍVEL PRODUZI-LO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E/OU DE MATERIAIS RECICLADOS PARA TORNÁ-LO MAIS ACESSÍVEL A ESTUDANTES E PROFESSORES. PARA AVALIAR A EFETIVIDADE DO PROTÓTIPO FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA ESTRUTURADA COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL E BAIXA VISÃO. COM RESULTADOS BASTANTE PROMISSORES, POIS O MATERIAL DIDÁTICO PRODUZIDO SE MOSTROU EFICIENTE, PERTINENTE E UM GRANDE FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, QUANDO FALAMOS EM ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.