A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO É PRECURSORA PARA UMA MAIOR CONTRIBUIÇÃO COM O ENSINO, COMO TAMBÉM PARA RELAÇÃO ENTRE ALUNO E PESQUISA, FAZENDO COM QUE O ESTUDANTE DESEMPENHE UM AVANÇO EM SUA AUTONOMIA E SENSO CRÍTICO. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO E.E.M. AMÁLIA XAVIER, OCORRIDA NO ANO DE 2019, COM ALUNOS BOLSISTAS DO PIBIC – EM DE BIOLOGIA E FILOSOFIA, COM O INTUITO DE COMPREENDER AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO EM SUAS RESPECTIVAS REALIDADES. FORAM REALIZADAS RODAS DE CONVERSA COM OS ALUNOS PARA QUE HOUVESSE UMA DISCUSSÃO E RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ANTERIORMENTE ELABORADAS, PARA CHEGAR AO OBJETIVO DO QUE É PESQUISADO. GRANDE MAIORIA DEMONSTRA, APÓS O CONTATO COM A PESQUISA, O AMADURECIMENTO E ENTENDIMENTO NAS AÇÕES COTIDIANAS E CIENTÍFICAS QUE ACONTECEM NO MEIO SOCIAL. É, DESTE MODO, APRESENTADO AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA PARA A AUTONOMIA DISCENTE, COM BASE NAS DISCUSSÕES E RELATOS DE ALUNOS QUE REALIZAM PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA NO INTERIOR DA ESCOLA.