Sabendo-se da relevância do ensino-aprendizagem de literatura, é mister discutir sobre a sua aplicabilidade na sala de aula. Em vista disso, o presente trabalho pretende refletir acerca do ensino da literatura no Ensino Médio, discorrendo sobre a sua escolarização inadequada, bem como sobre a necessidade do incentivo à leitura literária. A partir de uma pesquisa etnográfica, observamos uma turma de 3º ano do Ensino Médio, buscando estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática. Respaldados nos documentos oficiais e em teóricos como Pinheiro (2006; 2012), Cosson (2009), Rangel (2007), Rouxel (2013), entre outros, verificamos a necessidade de estratégias metodológicas que venham diminuir as distâncias entre o aluno e o texto literário. Diante disso, encontramos no trabalho com o gênero crônica um excelente caminho para a formação de leitores literários mais críticos, construindo um diálogo pertinente com as obras, a partir de sua experiência pessoal e dos saberes literários que circulam na escola.