DIANTE DA IMPORTÂNCIA DO DEBATE EM TORNO DA EDUCAÇÃO, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE OS PARADIGMAS ENTRE O QUE PREVÊ A LEGISLAÇÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR, E A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO AMAZONAS. A RELEVÂNCIA EM DISCUTIR TAL TEMÁTICA, RECAI SOBRE A COMPLEXIDADE QUE ENVOLVE O DEBATE DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E A INQUESTIONÁVEL EFETIVIDADE DA POLÍTICA DE TRANSPORTE ESCOLAR RURAL, SENDO NECESSÁRIO NO ÂMBITO DA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, NOVOS OLHARES PARA A REALIDADE DO CONTEXTO RURAL. NESTE SENTIDO, PARA DEVIDA REFLEXÃO, FUNDAMENTOU-SE EM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM BASE EM AUTORES QUE DISCUTEM A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, BEM COMO FOI REALIZADO UMA ANÁLISE DOCUMENTAL PARA ENTENDERMOS A INTERFACE DA LEGISLAÇÃO RESPONSÁVEL PELO TRANSPORTE ESCOLAR RURAL. OS RESULTADOS REVELARAM UM DESCOMPASSO ENTRE O QUE PREVÊ A LEGISLAÇÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR E A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO AMAZONAS. ALÉM DISSO, CONSTATOU-SE UMA INCESSANTE BUSCA PELA SUPERAÇÃO DOS MODELOS EDUCACIONAIS BASEADOS NA EDUCAÇÃO RURAL. PARA MAIS, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DE UMA RETOMADA DE IDEAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUANTO MOVIMENTO SOCIAL, PARA O ENFRENTAMENTO DOS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO.