Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO 2º AO 5º NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO JUSTO EM ÁGUA BRANCA-PI

Palavra-chaves: TECNOLOGIA, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO, CRIANÇA Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61758
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 455
    "inscrito_id" => 263
    "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO 2º AO 5º  NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO JUSTO EM ÁGUA BRANCA-PI"
    "resumo" => """
      ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO A TECNOLOGIA DIGITAL É CONDUZIDA POR MEIO DAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR AMPLIANDO O CONHECIMENTO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 2º AO 5º ANO, DA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO JUSTO, ATRAVÉS DO USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES DIGITAIS. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ERAM AVERIGUAR A SUA CONTRIBUIÇÃO NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO DA CRIANÇA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INSERIDAS, ANALISAR OS DIFERENTES CONTEXTOS EM QUE OS ALUNOS PODEM QUALIFICAR MELHOR NAS PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS NA ESCOLA, BEM COMO BASEAR PRÁTICAS EDUCACIONAIS COM O INTUITO DE CONSTRUIR UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA DE CAMPO EXPLORATÓRIA COM ASPECTO QUALITATIVO, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E PERGUNTAS ESTRUTURADAS. ESTA PESQUISA TEVE COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OS ESTUDOS DE: PAULO FREIRE (1984), ANDRADE (2003), DEMO (2008), LEVY (2009), BASE COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO - BNCC (2017). ATRAVÉS DO ESTUDO, OS RESULTADOS ADQUIRIDOS FORAM ARTICULADOS COM EFICÁCIA E FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE O APRENDIZADO DOS ALUNOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA ACONTECE POR MEIO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS UTILIZADAS NA ESCOLA CONDUZIDA DE MANEIRA RESPONSÁVEL PELO PROFESSOR, NAS SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, AS QUAIS CONTRIBUEM PARA O CONHECIMENTO DA CRIANÇA DE MANEIRA POSITIVA E PRAZEROSA, TORNANDO-SE UMA PRÁTICA INOVADORA E SOCIOCONSTRUTIVA. \r\n
      A EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE IMPÕE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS VARIADAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A AÇÃO DO PROFESSOR É INOVAR SUAS METODOLOGIAS PARA CONQUISTAR E AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DOS SEUS ALUNOS. \r\n
      ESTE ARTIGO ANALISOU COMO A TECNOLOGIA MÓVEL É CONDUZIDA POR MEIO DAS METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS NA AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTOS DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 2º ANO AO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO JUSTO, EM ÁGUA BRANCA (PI), ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES DIGITAIS MÓVEIS E AVERIGUAR A CONTRIBUIÇÃO DA MESMA COMO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA.  \r\n
      SEGUNDO KENSKI (2008), NA ATUALIDADE, O SURGIMENTO DE UM NOVO TIPO DE SOCIEDADE TECNOLÓGICA É DETERMINADO, PRINCIPALMENTE, PELOS AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO. NA PERSPECTIVA DE ENTENDER COMO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS AMPLIAM O CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS, VERIFICANDO AS PRÁTICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES E COMO OS ALUNOS LIDAM DIANTE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. PARA KENSKI (2008 P31): “ESSE É TAMBÉM O DUPLO PAPEL DA EDUCAÇÃO: ADAPTA-SE AOS AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS E ORIENTAR O CAMINHO DE TODOS PARA O DOMÍNIO E APROPRIAÇÃO CRÍTICA DESSES NOVOS MEIOS”.\r\n
      DESSA FORMA, APRESENTAMOS COMO PROBLEMÁTICA DA PESQUISA AS DIFICULDADES E AS FACILIDADES DOS PROFESSORES NO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO 2º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO JUSTO, EM ÁGUA BRANCA (PI). \r\n
      DIANTE DISSO, EVIDENCIA QUE, DEVERÁ INCENTIVAR AOS ALUNOS, FACILITANDO O MANUSEIO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA, DEVEM SER EXECUTADAS COM O OBJETIVO DE IMPLEMENTAR AÇÕES QUE CONDUZAM A UMA FORMAÇÃO DO CIDADÃO PARTICIPATIVO. NESTE CONTEXTO, COM ESSA PESQUISA, SE PROPÔS A INVESTIGAR AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E A INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA, PERMEADA POR UMA NOVA PROPOSTA METODOLÓGICA.\r\n
      O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É INVESTIGAR COMO A TECNOLOGIA DIGITAL MÓVEL É CONDUZIDA ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR, AMPLIANDO O CONHECIMENTO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 2º AO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO JUSTO, ATRAVÉS DO USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES DIGITAIS. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO AVERIGUAR A SUA CONTRIBUIÇÃO NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO DA CRIANÇA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INSERIDAS, ANALISAR OS DIFERENTES CONTEXTOS QUE OS ALUNOS PODEM QUALIFICAR MELHOR NAS PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS NA ESCOLA, BEM COMO BASEAR PRÁTICAS EDUCACIONAIS COM O OBJETIVO DE CONSTRUIR UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA. DIANTE DISSO, JUSTIFICA-SE O TEMA MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DO MESMO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, PRINCIPALMENTE NO 2º AO 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL, AUXILIANDO PROFESSORES NA INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO QUE VENHAM AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS .
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO, CRIANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID263_03072019151055.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VILANI FERREIRA FEITOSA AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "VILANI FEITOSA"
    "autor_email" => "vilaniamaral2012@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61758
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 455
    "inscrito_id" => 263
    "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO 2º AO 5º  NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO JUSTO EM ÁGUA BRANCA-PI"
    "resumo" => """
      ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO A TECNOLOGIA DIGITAL É CONDUZIDA POR MEIO DAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR AMPLIANDO O CONHECIMENTO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 2º AO 5º ANO, DA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO JUSTO, ATRAVÉS DO USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES DIGITAIS. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ERAM AVERIGUAR A SUA CONTRIBUIÇÃO NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO DA CRIANÇA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INSERIDAS, ANALISAR OS DIFERENTES CONTEXTOS EM QUE OS ALUNOS PODEM QUALIFICAR MELHOR NAS PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS NA ESCOLA, BEM COMO BASEAR PRÁTICAS EDUCACIONAIS COM O INTUITO DE CONSTRUIR UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA DE CAMPO EXPLORATÓRIA COM ASPECTO QUALITATIVO, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E PERGUNTAS ESTRUTURADAS. ESTA PESQUISA TEVE COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OS ESTUDOS DE: PAULO FREIRE (1984), ANDRADE (2003), DEMO (2008), LEVY (2009), BASE COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO - BNCC (2017). ATRAVÉS DO ESTUDO, OS RESULTADOS ADQUIRIDOS FORAM ARTICULADOS COM EFICÁCIA E FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE O APRENDIZADO DOS ALUNOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA ACONTECE POR MEIO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS UTILIZADAS NA ESCOLA CONDUZIDA DE MANEIRA RESPONSÁVEL PELO PROFESSOR, NAS SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, AS QUAIS CONTRIBUEM PARA O CONHECIMENTO DA CRIANÇA DE MANEIRA POSITIVA E PRAZEROSA, TORNANDO-SE UMA PRÁTICA INOVADORA E SOCIOCONSTRUTIVA. \r\n
      A EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE IMPÕE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS VARIADAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A AÇÃO DO PROFESSOR É INOVAR SUAS METODOLOGIAS PARA CONQUISTAR E AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DOS SEUS ALUNOS. \r\n
      ESTE ARTIGO ANALISOU COMO A TECNOLOGIA MÓVEL É CONDUZIDA POR MEIO DAS METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS NA AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTOS DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 2º ANO AO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO JUSTO, EM ÁGUA BRANCA (PI), ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES DIGITAIS MÓVEIS E AVERIGUAR A CONTRIBUIÇÃO DA MESMA COMO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA.  \r\n
      SEGUNDO KENSKI (2008), NA ATUALIDADE, O SURGIMENTO DE UM NOVO TIPO DE SOCIEDADE TECNOLÓGICA É DETERMINADO, PRINCIPALMENTE, PELOS AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO. NA PERSPECTIVA DE ENTENDER COMO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS AMPLIAM O CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS, VERIFICANDO AS PRÁTICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES E COMO OS ALUNOS LIDAM DIANTE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. PARA KENSKI (2008 P31): “ESSE É TAMBÉM O DUPLO PAPEL DA EDUCAÇÃO: ADAPTA-SE AOS AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS E ORIENTAR O CAMINHO DE TODOS PARA O DOMÍNIO E APROPRIAÇÃO CRÍTICA DESSES NOVOS MEIOS”.\r\n
      DESSA FORMA, APRESENTAMOS COMO PROBLEMÁTICA DA PESQUISA AS DIFICULDADES E AS FACILIDADES DOS PROFESSORES NO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO 2º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO JUSTO, EM ÁGUA BRANCA (PI). \r\n
      DIANTE DISSO, EVIDENCIA QUE, DEVERÁ INCENTIVAR AOS ALUNOS, FACILITANDO O MANUSEIO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA, DEVEM SER EXECUTADAS COM O OBJETIVO DE IMPLEMENTAR AÇÕES QUE CONDUZAM A UMA FORMAÇÃO DO CIDADÃO PARTICIPATIVO. NESTE CONTEXTO, COM ESSA PESQUISA, SE PROPÔS A INVESTIGAR AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E A INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA, PERMEADA POR UMA NOVA PROPOSTA METODOLÓGICA.\r\n
      O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É INVESTIGAR COMO A TECNOLOGIA DIGITAL MÓVEL É CONDUZIDA ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR, AMPLIANDO O CONHECIMENTO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 2º AO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO JUSTO, ATRAVÉS DO USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES DIGITAIS. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO AVERIGUAR A SUA CONTRIBUIÇÃO NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO DA CRIANÇA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INSERIDAS, ANALISAR OS DIFERENTES CONTEXTOS QUE OS ALUNOS PODEM QUALIFICAR MELHOR NAS PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS NA ESCOLA, BEM COMO BASEAR PRÁTICAS EDUCACIONAIS COM O OBJETIVO DE CONSTRUIR UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA. DIANTE DISSO, JUSTIFICA-SE O TEMA MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DO MESMO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, PRINCIPALMENTE NO 2º AO 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL, AUXILIANDO PROFESSORES NA INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO QUE VENHAM AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS .
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO, CRIANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID263_03072019151055.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VILANI FERREIRA FEITOSA AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "VILANI FEITOSA"
    "autor_email" => "vilaniamaral2012@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO A TECNOLOGIA DIGITAL É CONDUZIDA POR MEIO DAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR AMPLIANDO O CONHECIMENTO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 2º AO 5º ANO, DA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO JUSTO, ATRAVÉS DO USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES DIGITAIS. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ERAM AVERIGUAR A SUA CONTRIBUIÇÃO NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO DA CRIANÇA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INSERIDAS, ANALISAR OS DIFERENTES CONTEXTOS EM QUE OS ALUNOS PODEM QUALIFICAR MELHOR NAS PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS NA ESCOLA, BEM COMO BASEAR PRÁTICAS EDUCACIONAIS COM O INTUITO DE CONSTRUIR UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA DE CAMPO EXPLORATÓRIA COM ASPECTO QUALITATIVO, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E PERGUNTAS ESTRUTURADAS. ESTA PESQUISA TEVE COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OS ESTUDOS DE: PAULO FREIRE (1984), ANDRADE (2003), DEMO (2008), LEVY (2009), BASE COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO - BNCC (2017). ATRAVÉS DO ESTUDO, OS RESULTADOS ADQUIRIDOS FORAM ARTICULADOS COM EFICÁCIA E FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE O APRENDIZADO DOS ALUNOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA ACONTECE POR MEIO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS UTILIZADAS NA ESCOLA CONDUZIDA DE MANEIRA RESPONSÁVEL PELO PROFESSOR, NAS SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, AS QUAIS CONTRIBUEM PARA O CONHECIMENTO DA CRIANÇA DE MANEIRA POSITIVA E PRAZEROSA, TORNANDO-SE UMA PRÁTICA INOVADORA E SOCIOCONSTRUTIVA. A EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE IMPÕE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS VARIADAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A AÇÃO DO PROFESSOR É INOVAR SUAS METODOLOGIAS PARA CONQUISTAR E AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DOS SEUS ALUNOS. ESTE ARTIGO ANALISOU COMO A TECNOLOGIA MÓVEL É CONDUZIDA POR MEIO DAS METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS NA AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTOS DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 2º ANO AO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO JUSTO, EM ÁGUA BRANCA (PI), ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES DIGITAIS MÓVEIS E AVERIGUAR A CONTRIBUIÇÃO DA MESMA COMO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA. SEGUNDO KENSKI (2008), NA ATUALIDADE, O SURGIMENTO DE UM NOVO TIPO DE SOCIEDADE TECNOLÓGICA É DETERMINADO, PRINCIPALMENTE, PELOS AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO. NA PERSPECTIVA DE ENTENDER COMO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS AMPLIAM O CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS, VERIFICANDO AS PRÁTICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES E COMO OS ALUNOS LIDAM DIANTE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. PARA KENSKI (2008 P31): “ESSE É TAMBÉM O DUPLO PAPEL DA EDUCAÇÃO: ADAPTA-SE AOS AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS E ORIENTAR O CAMINHO DE TODOS PARA O DOMÍNIO E APROPRIAÇÃO CRÍTICA DESSES NOVOS MEIOS”. DESSA FORMA, APRESENTAMOS COMO PROBLEMÁTICA DA PESQUISA AS DIFICULDADES E AS FACILIDADES DOS PROFESSORES NO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO 2º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO JUSTO, EM ÁGUA BRANCA (PI). DIANTE DISSO, EVIDENCIA QUE, DEVERÁ INCENTIVAR AOS ALUNOS, FACILITANDO O MANUSEIO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA, DEVEM SER EXECUTADAS COM O OBJETIVO DE IMPLEMENTAR AÇÕES QUE CONDUZAM A UMA FORMAÇÃO DO CIDADÃO PARTICIPATIVO. NESTE CONTEXTO, COM ESSA PESQUISA, SE PROPÔS A INVESTIGAR AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E A INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA, PERMEADA POR UMA NOVA PROPOSTA METODOLÓGICA. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É INVESTIGAR COMO A TECNOLOGIA DIGITAL MÓVEL É CONDUZIDA ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR, AMPLIANDO O CONHECIMENTO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 2º AO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO JUSTO, ATRAVÉS DO USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES DIGITAIS. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO AVERIGUAR A SUA CONTRIBUIÇÃO NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO DA CRIANÇA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INSERIDAS, ANALISAR OS DIFERENTES CONTEXTOS QUE OS ALUNOS PODEM QUALIFICAR MELHOR NAS PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS NA ESCOLA, BEM COMO BASEAR PRÁTICAS EDUCACIONAIS COM O OBJETIVO DE CONSTRUIR UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA. DIANTE DISSO, JUSTIFICA-SE O TEMA MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DO MESMO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, PRINCIPALMENTE NO 2º AO 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL, AUXILIANDO PROFESSORES NA INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO QUE VENHAM AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.