Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DO CAMPO E O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL ZUMBI DOS PALMARES

Palavra-chaves: ESCOLA, PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO, EDUCAÇÃO DO CAMPO Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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      ESTE TRABALHO ABORDA O TEMA ‘EDUCAÇÃO DO CAMPO’, CONSIDERANDO O PROJETO POLÍTICOPEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL ZUMBI DOS PALMARES, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MARI - PB, A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST), TENDO EM VISTA, SOBRETUDO, A REALIDADE PEDAGÓGICA DESSA ESCOLA. SEU PRINCIPAL OBJETIVO É DE MOSTRAR COMO FOI PLANEJADO, ESTRUTURADO E EXECUTADO O PPP NA UNIDADE ESCOLAR EM QUESTÃO E VERIFICAR SE AS AÇÕES ESTÃO DE ACORDO COM OS PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS PRESENTES NAS PRÁTICAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS PELOS EDUCADORES, DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS PENSADOS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO. QUANTO À METODOLOGIA, NO PRIMEIRO MOMENTO, RECORREU-SE À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E À DOCUMENTAL, E, NO SEGUNDO, A PESQUISA DE CAMPO. DURANTE TODO O PROCESSO, PERCEBEU-SE QUE A ESCOLA PESQUISADA APRESENTA DIFICULDADES PARA DEFINIR PRÁTICAS EDUCACIONAIS QUE CONTEMPLEM ESSA MODALIDADE DE ENSINO. FOI POSSÍVEL APRESENTAR ASPECTOS QUE SE DISTANCIAM DA CONCEPÇÃO DESSE PARADIGMA. PORTANTO, NÃO HÁ UM EMBASAMENTO TEÓRICO NEM UM DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO PARA COMPOR O CONJUNTO QUE ENVOLVE OS PROCESSOS PARA A ELABORAÇÃO DO PPP. O ESTUDO MOSTROU QUE, NA UNIDADE ESCOLAR, HÁ MUITO A SER FEITO E REVISTO NA ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO.
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESUMO ESTE TRABALHO ABORDA O TEMA ‘EDUCAÇÃO DO CAMPO’, CONSIDERANDO O PROJETO POLÍTICOPEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL ZUMBI DOS PALMARES, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MARI - PB, A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST), TENDO EM VISTA, SOBRETUDO, A REALIDADE PEDAGÓGICA DESSA ESCOLA. SEU PRINCIPAL OBJETIVO É DE MOSTRAR COMO FOI PLANEJADO, ESTRUTURADO E EXECUTADO O PPP NA UNIDADE ESCOLAR EM QUESTÃO E VERIFICAR SE AS AÇÕES ESTÃO DE ACORDO COM OS PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS PRESENTES NAS PRÁTICAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS PELOS EDUCADORES, DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS PENSADOS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO. QUANTO À METODOLOGIA, NO PRIMEIRO MOMENTO, RECORREU-SE À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E À DOCUMENTAL, E, NO SEGUNDO, A PESQUISA DE CAMPO. DURANTE TODO O PROCESSO, PERCEBEU-SE QUE A ESCOLA PESQUISADA APRESENTA DIFICULDADES PARA DEFINIR PRÁTICAS EDUCACIONAIS QUE CONTEMPLEM ESSA MODALIDADE DE ENSINO. FOI POSSÍVEL APRESENTAR ASPECTOS QUE SE DISTANCIAM DA CONCEPÇÃO DESSE PARADIGMA. PORTANTO, NÃO HÁ UM EMBASAMENTO TEÓRICO NEM UM DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO PARA COMPOR O CONJUNTO QUE ENVOLVE OS PROCESSOS PARA A ELABORAÇÃO DO PPP. O ESTUDO MOSTROU QUE, NA UNIDADE ESCOLAR, HÁ MUITO A SER FEITO E REVISTO NA ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO.

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