A BUSCA PELA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL TEM PROVOCADO REFLEXÕES EM DIFERENTES CAMPOS DE FORMAÇÃO E PESQUISA, POIS ELA DEVE SER COMPREENDIDA COM CLAREZA PELOS PROFESSORES. O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI CONHECER A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA, SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO CONSTITUÍDO POR DEZ AFIRMATIVAS, SEGUNDO O MODELO DE ESCALA DE LIKERT, E QUATRO QUESTÕES DISCURSIVAS, RELACIONADA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DOCENTE. O ESTUDO TEVE CARÁTER QUANTITATIVO E PARTICIPARAM DA PESQUISA 24 ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA. A PESQUISA ENVOLVEU ALUNOS DE PERÍODOS INICIAIS (45,8%) E PRÓXIMOS À CONCLUSÃO (54,2%) DO CURSO. PERCEBEU-SE QUE OS ALUNOS COMPREENDIAM A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUA FORMAÇÃO, NO ENTANTO, SOMENTE 37,5% (N = 9) DELES AFIRMARAM PARTICIPAR DE ATIVIDADES COM ESTE ENFOQUE NA UNIVERSIDADE. 79,2% (N = 19) DOS ALUNOS REPORTARAM SEREM INCAPAZES PARA DESENVOLVER PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. EVIDENCIOU-SE A FALTA DE PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES, AO CONSIDERAR AS CONDIÇÕES PARA DESENVOLVER ALGUMAS TEMÁTICAS AMBIENTAIS. NESSE SENTIDO, É FUNDAMENTAL QUE AS UNIVERSIDADES E OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INSIRAM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO COMPONENTE IMPRESCINDÍVEL PARA SENSIBILIZAR OS ESTUDANTES E ESTES, QUANDO EDUCADORES, POSSAM PROMOVER MUDANÇAS NO PROCESSO EDUCATIVO.