Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES NO ESTADO DO CEARÁ

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DIDÁTICA, BIOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60006
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3931
    "inscrito_id" => 13775
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES NO ESTADO DO CEARÁ"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A MUITO TEMPO VEM SE FIRMANDO COMO UM TEMA IMPORTANTE NA ÁREA PEDAGÓGICA, SENDO NECESSÁRIO UM ENTENDIMENTO SOBRE OS CONCEITOS E TENDÊNCIAS REALIZADOS EM SUA PRÁTICA. O PRESENTE TRABALHO BUSCA REALIZAR UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE TRABALHOS RELACIONADOS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADOS NO ESTADO DO CEARÁ, PUBLICADOS DURANTE OS ANOS DE 2015 A 2019 RELACIONANDO ASPECTOS CENTRAIS DE SUAS METODOLOGIAS PARA TRAÇAR UM HORIZONTE DA PESQUISA E APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS. PARA A SELEÇÃO DOS TRABALHOS FORAM UTILIZADAS AS BASES DE DADOS GOOGLE ACADÊMICO E PERIÓDICOS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). UM PERCENTUAL DE 68% DOS TRABALHOS PESQUISADOS É RELACIONADO A ARTIGOS DE REVISÃO QUE BUSCAM DISCUTIR DADOS DE PROJETOS JÁ REALIZADOS E ASSOCIÁ-LOS AO CONHECIMENTO TEÓRICO DIDÁTICO EM CADA REALIDADE. OS 32% RESTANTES PROPÕEM METODOLOGIAS DIDÁTICAS DE MANEIRA DIRETA QUE PODEM SER RELACIONADOS DE ACORDO COM O PRINCÍPIO UTILIZADO EM SUA PRÁTICA: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, ASSOCIAÇÃO ENTRE TURISMO E PRESERVAÇÃO, ARTÍSTICO-CULTURAL, LÚDICO-DINÂMICO E MÍDIAS DIGITAIS. AS METODOLOGIAS OBSERVADAS BUSCAM RELACIONAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O MEIO NO QUAL OS ALUNOS ESTÃO INSERIDOS, SEJA ESTABELECENDO RELAÇÕES ARTÍSTICAS-CULTURAIS, UTILIZANDO A SOCIALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO OU O INCENTIVO A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL. OS DADOS EVIDENCIAM UMA ÁREA EM EXPANSÃO, NA QUAL CADA VEZ MAIS NOVAS METODOLOGIAS SERÃO CRIADAS E APLICADAS EM RAZÃO DO MEIO, O QUE PROPORCIONA UMA ADEQUAÇÃO ENTRE OS OBJETIVOS DO MÉTODO E A REALIDADE NA QUAL ELE É EMPREGADO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DIDÁTICA, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID13775_25092019182802.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS FERNANDES FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS FARIAS"
    "autor_email" => "fariasufc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60006
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3931
    "inscrito_id" => 13775
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES NO ESTADO DO CEARÁ"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A MUITO TEMPO VEM SE FIRMANDO COMO UM TEMA IMPORTANTE NA ÁREA PEDAGÓGICA, SENDO NECESSÁRIO UM ENTENDIMENTO SOBRE OS CONCEITOS E TENDÊNCIAS REALIZADOS EM SUA PRÁTICA. O PRESENTE TRABALHO BUSCA REALIZAR UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE TRABALHOS RELACIONADOS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADOS NO ESTADO DO CEARÁ, PUBLICADOS DURANTE OS ANOS DE 2015 A 2019 RELACIONANDO ASPECTOS CENTRAIS DE SUAS METODOLOGIAS PARA TRAÇAR UM HORIZONTE DA PESQUISA E APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS. PARA A SELEÇÃO DOS TRABALHOS FORAM UTILIZADAS AS BASES DE DADOS GOOGLE ACADÊMICO E PERIÓDICOS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). UM PERCENTUAL DE 68% DOS TRABALHOS PESQUISADOS É RELACIONADO A ARTIGOS DE REVISÃO QUE BUSCAM DISCUTIR DADOS DE PROJETOS JÁ REALIZADOS E ASSOCIÁ-LOS AO CONHECIMENTO TEÓRICO DIDÁTICO EM CADA REALIDADE. OS 32% RESTANTES PROPÕEM METODOLOGIAS DIDÁTICAS DE MANEIRA DIRETA QUE PODEM SER RELACIONADOS DE ACORDO COM O PRINCÍPIO UTILIZADO EM SUA PRÁTICA: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, ASSOCIAÇÃO ENTRE TURISMO E PRESERVAÇÃO, ARTÍSTICO-CULTURAL, LÚDICO-DINÂMICO E MÍDIAS DIGITAIS. AS METODOLOGIAS OBSERVADAS BUSCAM RELACIONAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O MEIO NO QUAL OS ALUNOS ESTÃO INSERIDOS, SEJA ESTABELECENDO RELAÇÕES ARTÍSTICAS-CULTURAIS, UTILIZANDO A SOCIALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO OU O INCENTIVO A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL. OS DADOS EVIDENCIAM UMA ÁREA EM EXPANSÃO, NA QUAL CADA VEZ MAIS NOVAS METODOLOGIAS SERÃO CRIADAS E APLICADAS EM RAZÃO DO MEIO, O QUE PROPORCIONA UMA ADEQUAÇÃO ENTRE OS OBJETIVOS DO MÉTODO E A REALIDADE NA QUAL ELE É EMPREGADO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DIDÁTICA, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID13775_25092019182802.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS FERNANDES FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS FARIAS"
    "autor_email" => "fariasufc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A MUITO TEMPO VEM SE FIRMANDO COMO UM TEMA IMPORTANTE NA ÁREA PEDAGÓGICA, SENDO NECESSÁRIO UM ENTENDIMENTO SOBRE OS CONCEITOS E TENDÊNCIAS REALIZADOS EM SUA PRÁTICA. O PRESENTE TRABALHO BUSCA REALIZAR UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE TRABALHOS RELACIONADOS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADOS NO ESTADO DO CEARÁ, PUBLICADOS DURANTE OS ANOS DE 2015 A 2019 RELACIONANDO ASPECTOS CENTRAIS DE SUAS METODOLOGIAS PARA TRAÇAR UM HORIZONTE DA PESQUISA E APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS. PARA A SELEÇÃO DOS TRABALHOS FORAM UTILIZADAS AS BASES DE DADOS GOOGLE ACADÊMICO E PERIÓDICOS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). UM PERCENTUAL DE 68% DOS TRABALHOS PESQUISADOS É RELACIONADO A ARTIGOS DE REVISÃO QUE BUSCAM DISCUTIR DADOS DE PROJETOS JÁ REALIZADOS E ASSOCIÁ-LOS AO CONHECIMENTO TEÓRICO DIDÁTICO EM CADA REALIDADE. OS 32% RESTANTES PROPÕEM METODOLOGIAS DIDÁTICAS DE MANEIRA DIRETA QUE PODEM SER RELACIONADOS DE ACORDO COM O PRINCÍPIO UTILIZADO EM SUA PRÁTICA: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, ASSOCIAÇÃO ENTRE TURISMO E PRESERVAÇÃO, ARTÍSTICO-CULTURAL, LÚDICO-DINÂMICO E MÍDIAS DIGITAIS. AS METODOLOGIAS OBSERVADAS BUSCAM RELACIONAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O MEIO NO QUAL OS ALUNOS ESTÃO INSERIDOS, SEJA ESTABELECENDO RELAÇÕES ARTÍSTICAS-CULTURAIS, UTILIZANDO A SOCIALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO OU O INCENTIVO A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL. OS DADOS EVIDENCIAM UMA ÁREA EM EXPANSÃO, NA QUAL CADA VEZ MAIS NOVAS METODOLOGIAS SERÃO CRIADAS E APLICADAS EM RAZÃO DO MEIO, O QUE PROPORCIONA UMA ADEQUAÇÃO ENTRE OS OBJETIVOS DO MÉTODO E A REALIDADE NA QUAL ELE É EMPREGADO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.