VIVENCIAMOS MOMENTOS DE RÁPIDAS TRANSFORMAÇÕES, ONDE A TECNOLOGIA SE FAZ PRESENTE NAS ATITUDES E NO COTIDIANO ATRAVÉS DOS DIÁLOGOS VIRTUAIS. AS RODAS DE CONVERSAS SÃO CADA VEZ MENOS UTILIZADAS EM QUALQUER SITUAÇÃO. NO CONTEXTO EDUCACIONAL, PRECISAMENTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, PALCO PRIMORDIAL NO DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO DO SER, DEVE-SE PROMOVER UM ESPAÇO PARA REFLEXÃO E CRESCIMENTO, COM ABORDAGEM DE SITUAÇÕES REAIS DE VIVÊNCIAS DOS DISCENTES. NESTE INTUITO O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA DISCUTIR ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM CÍRCULO FREIREANO NAS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES COMO ESTRATÉGIA UTILIZADA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA FRANCISCO ROCHA RAMOS EM ACARAPE-CE. NESSE CONTEXTO, OS PROFESSORES SÃO PEÇAS FUNDAMENTAIS EM PROPORCIONAR ESSAS CONDIÇÕES DE INTERAÇÃO. A PESQUISA ORIENTA-SE PELA ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA A COLETA DE DADOS NA BUSCA DA COMPREENSÃO SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA, UTILIZOU-SE DE ENTREVISTAS COM OS DOCENTES DA EJA DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO ROCHA RAMOS SITUADA NO MUNICÍPIO DE ACARAPE, LOCALIZADO NO MACIÇO DE BATURITÉ EM TORNO DE 54KM DA CAPITAL CEARENSE. OS RESULTADOS APONTAM QUE ARTICULAÇÃO TEÓRICA METODOLÓGICA ABRANGEU AS DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA EJA COLABORANDO DE MODO REFLEXIVO COM A PRÁTICA, POIS VERIFICAMOS QUE O TRÂNSITO DIALÓGICO ENTRE TODAS OS DISCENTES, PROPORCIONA A INTERAÇÃO E O CRESCIMENTO DE TURMAS HETEROGÊNEAS, COM ESPAÇO PARA A REFLEXÃO, INSTIGANDO-OS A UM FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES DE INCLUSÃO, PERMITINDO A CAPTAÇÃO DE IDEAIS E VALORES NO PROCESSO EDUCATIVO.