O presente artigo tem o intuito de promover reflexões acerca das práticas educacionais no contexto da escola pública, bem como a valorização de aspectos culturais nordestinos, por intermédio da interação entre arte e língua portuguesa. A partir das experiências vivenciadas no projeto Base Artística e Reflexiva – B.A.R., apoiado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, buscamos promover com os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, em Campina Grande – Paraíba, o contato com gêneros textuais como as Lendas e os Causos, que reverberam a cultura e tradição do folclore nordestino, de forma prazerosa, criativa e interativa. Para tanto, utilizamos como aparato teórico, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000), Arantes (2007), Lopes-Rossi (2005), Nascimento (2005), Morais (2006), Maria (2008) e Cony (2005).