Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A LEITURA LITERÁRIA DE ROMANCES EM TURMA DO NÍVEL MÉDIO DO IFPB

Palavra-chaves: LEITURA LITERÁRIA, LETRAMENTO LITERÁRIO, CLÁSSICOS Comunicação Oral (CO) GT-04: Leitura do romance com/para jovens leitores
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5810
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 55
    "inscrito_id" => 181
    "titulo" => "A LEITURA LITERÁRIA DE ROMANCES EM TURMA DO NÍVEL MÉDIO DO IFPB"
    "resumo" => "Trabalhar a leitura literária de romances do cânone brasileiro em turma do ensino médio do IFPB campus João Pessoa, visando promover o letramento literário (COSSON, 2012), tem se mostrado em nossa prática docente a proposta mais efetiva na formação do aluno-leitor em substituição a prática historicista do estudo sobre a literatura. Amparados na proposta metodológica de Cosson (2012) de aplicação de uma sequência básica para acompanhamento da leitura literária, constatamos um expressivo envolvimento dos alunos em turma do 2º ano do ensino médio com a leitura literária dos romances Senhora e Dom Casmurro, desconstruindo também nos discentes certos preconceitos sobre os clássicos de nossa literatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04: Leitura do romance com/para jovens leitores"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, LETRAMENTO LITERÁRIO, CLÁSSICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_05_2014_17_18_46_idinscrito_181_2554ecc0e6efb961868d125f6f77859f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÉRGIO ARAÚJO DE MENDONÇA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "SÉRGIO FILHO"
    "autor_email" => "sergioamfilho@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5810
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 55
    "inscrito_id" => 181
    "titulo" => "A LEITURA LITERÁRIA DE ROMANCES EM TURMA DO NÍVEL MÉDIO DO IFPB"
    "resumo" => "Trabalhar a leitura literária de romances do cânone brasileiro em turma do ensino médio do IFPB campus João Pessoa, visando promover o letramento literário (COSSON, 2012), tem se mostrado em nossa prática docente a proposta mais efetiva na formação do aluno-leitor em substituição a prática historicista do estudo sobre a literatura. Amparados na proposta metodológica de Cosson (2012) de aplicação de uma sequência básica para acompanhamento da leitura literária, constatamos um expressivo envolvimento dos alunos em turma do 2º ano do ensino médio com a leitura literária dos romances Senhora e Dom Casmurro, desconstruindo também nos discentes certos preconceitos sobre os clássicos de nossa literatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04: Leitura do romance com/para jovens leitores"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, LETRAMENTO LITERÁRIO, CLÁSSICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_05_2014_17_18_46_idinscrito_181_2554ecc0e6efb961868d125f6f77859f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÉRGIO ARAÚJO DE MENDONÇA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "SÉRGIO FILHO"
    "autor_email" => "sergioamfilho@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Trabalhar a leitura literária de romances do cânone brasileiro em turma do ensino médio do IFPB campus João Pessoa, visando promover o letramento literário (COSSON, 2012), tem se mostrado em nossa prática docente a proposta mais efetiva na formação do aluno-leitor em substituição a prática historicista do estudo sobre a literatura. Amparados na proposta metodológica de Cosson (2012) de aplicação de uma sequência básica para acompanhamento da leitura literária, constatamos um expressivo envolvimento dos alunos em turma do 2º ano do ensino médio com a leitura literária dos romances Senhora e Dom Casmurro, desconstruindo também nos discentes certos preconceitos sobre os clássicos de nossa literatura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.