Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA EDUCAÇÃO INADEQUADA DOS SURDOS À ESCOLA BILINGUE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO SURDO, SURDO, LÍNGUA DE SINAIS, INCLUSÃO, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO DO SURDO É MARCADA POR UMA NEGAÇÃO DE SUA LÍNGUA DE SINAIS COMO PRIMEIRA LÍNGUA, O QUE GEROU IMPASSES EDUCACIONAIS, DURANTE MUITAS DÉCADAS, COMPREENDENDO MUITO INVESTIMENTO E LUTAS PARA SE REVELAR QUE ESSA LÍNGUA É INERENTE AO SURDO E QUE A IMPOSIÇÃO DA ORALIZAÇÃO GERA ATRASOS E SOFRIMENTO. A FIM DE APRESENTAR ESSE PERCURSO, O PRESENTE ESTUDO ABORDA A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS A PARTIR DO RECORTE DE UMA DAS CATEGORIAS ELENCADAS NA PESQUISA ORIGINAL DE DOUTORAMENTO, QUE TEVE O SURDO COMO OBJETO DE PESQUISA, POR MEIO DO MÉTODO ETNOGRÁFICO COM O USO DO GRUPO FOCAL COMO TÉCNICA, PARA INVESTIGAÇÃO NO GRUPO DE DEZ SURDOS, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE CURSOS DIVERSOS, E O GRUPO DE SEUS FAMILIARES, TODOS OUVINTES. PARA ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES FEZ-SE USO DO SOFTWARE NVIVO, QUE GEROU OITO CATEGORIAS. COMO O FOCO ATUAL É A EDUCAÇÃO DO SURDO, ELEGEMOS VERSAR SOBRE A CATEGORIA ESCOLARIZAÇÃO INADEQUADA. COM ESTE RECORTE O ESTUDO APRESENTA O OBJETIVO DE DESCREVER COMO SE DEU A EDUCAÇÃO DO SURDO DESDE UMA ESCOLA PRIMORDIALMENTE ORALIZADA À ESCOLA BILINGUE. À MEDIDA QUE PODERIA HAVER GANHOS PARA OS SURDOS E EDUCADORES AO IDENTIFICAR A POSSIBILIDADE DE O SURDO FAZER USO DE SUA PRIMEIRA LÍNGUA, EM SEU PROCESSO EDUCATIVO, E A LÍNGUA PORTUGUESA COMPREENDIDA COMO SEGUNDA LÍNGUA. O ESTUDO APORTOU NA BASE CONCEITUAL: DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA, DA EDUCAÇÃO DE SURDO E DA CULTURA SURDA. E OBTEVE COMO PRINCIPAIS RESULTADOS A IDENTIFICAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO QUE AINDA CAMINHA PARA A ESCOLA BILINGUE.

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