O ENSINO DE QUÍMICA DEVE FAVORECER A COMPREENSÃO DE FENÔMENOS E TRANSFORMAÇÕES COM BASE NO COTIDIANO DOS ALUNOS, TORNANDO-OS INDIVÍDUOS PARTICIPATIVOS E CAPAZES DE INTERVIR NO MEIO SOCIAL EM QUE VIVEM. ENTRETANTO, ALGUNS CONCEITOS QUÍMICOS TÊM SIDO ABORDADOS DE MANEIRA DESCONTEXTUALIZADA, DIFICULTANDO O SEU APRENDIZADO. O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI ANALISAR O USO DA CONTEXTUALIZAÇÃO POR MEIO DA PROBLEMATIZAÇÃO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO 9º ANO DO NÍVEL FUNDAMENTAL. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO TRABALHO, E UMA PESQUISA DE CAMPO, DESENVOLVIDA COM 25 ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE NOVO ORIENTE – CEARÁ. FORAM UTILIZADOS COMO INSTRUMENTO PARA A COLETA DE DADOS DOIS QUESTIONÁRIOS APLICADOS EM DIFERENTES FASES DA PESQUISA. POR MEIO DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, PROMOVIDA POR INTERMÉDIO DE DISCUSSÕES SOBRE OS CONTEÚDOS, POSSIBILITA A FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DOS ALUNOS E PERMITE SUA INTEGRAÇÃO NA SOCIEDADE ATUAL. ESPERA-SE COM ESSE TRABALHO DESPERTAR À IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO DE CIÊNCIAS CONTEXTUALIZADO E PARTICIPATIVO COM A SOCIEDADE E COTIDIANO DO ALUNO.