Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO: DAS TEORIAS TRADICIONAIS ÀS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS

Palavra-chaves: TEORIAS DO CURRÍCULO, ENSINO-APRENDIZAGEM, DESIGUALDADES SOCIAIS Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO, DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, PROPÕE UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS TEORIAS DO CURRÍCULO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM CUJO APORTE TEÓRICO DESTACAM-SE REFERÊNCIAS IMPORTANTES NA ÁREA, TAIS COMO SILVA (2010), LOPES (2006) SACRISTÁN E PÉREZ GÓMES (2000), AMORIM (2010), BOURDIEU (2003/2012), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM PARA MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NAS TEORIAS DO CURRÍCULO, DESDE AS PERSPECTIVAS TRADICIONAIS, ATÉ AS TEORIAS PÓSCRÍTICAS QUE LEVAM EM CONSIDERAÇÃO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO E SUA RELAÇÃO COM AS DESIGUALDADES SOCIAIS E ASPECTOS DIVERSOS ACERCA DA IDENTIDADE – CULTURAL, ÉTNICA, DE GÊNERO, ETC. POR FIM, ENTENDE-SE QUE AS TEORIAS DO CURRÍCULO SE CONSTITUEM COMO UMA FERRAMENTA EPISTEMOLÓGICA DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA ENTENDERMOS OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E SUAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO.

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