ATUALMENTE, A PROBLEMÁTICA QUE ENVOLVE O MEIO AMBIENTE É CARACTERIZADA POR FATORES EDUCACIONAIS, SOCIAIS, CULTURAIS E ECONÔMICOS. O BRASIL É UM DOS LÍDERES MUNDIAIS EM RECURSOS NATURAIS, SENDO ASSIM, SÃO NECESSÁRIOS INVESTIMENTOS EM AÇÕES VOLTADAS A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. A CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (UC’S), RESERVAS ECOLÓGICAS E PARQUES SÃO EXEMPLOS IMPORTANTES DE INVESTIMENTOS E AÇÕES VOLTADAS AOS CUIDADOS AMBIENTAIS. O PARQUE ESTADUAL PICO DO JABRE É UM EXEMPLO DE UC PRESENTE NA PARAÍBA QUE APRESENTA NOTÓRIO VALOR. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É APRESENTAR O COMPORTAMENTO SOCIOAMBIENTAL, ATITUDES E VALORES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TEIXEIRA, PARAÍBA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO CONTENDO 13 (TREZE) AFIRMATIVAS ELABORADAS SEGUNDO O MODELO DA ESCALA DE LIKERT. NO QUE CERNE À QUESTÃO SOBRE INTER-RELAÇÃO ENTRE SER HUMANO E MEIO AMBIENTE, A MAIOR PARTE DOS ALUNOS (72,3%) CONCORDA EM GRANDE PARTE COM TAL AFIRMATIVA. QUANTO À REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PRODUZIDOS EM SUAS CASAS, A MAIORIA (47,0%) DISCORDA EM GRANDE PARTE DE TAL AFIRMATIVA. COM RELAÇÃO AS CAUSAS DO DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL, A MAIOR PARTE DOS ALUNOS (42,3%) CONCORDA EM GRANDE PARTE QUE ESTE É DECORRENTE DE AÇÕES ANTRÓPICAS. QUANTO A PRESENÇA DE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO NO PARQUE ESTADUAL PICO DO JABRE, A MAIORIA (53,6%), MOSTRA-SE INDIFERENTE. CONCLUI-SE QUE AS ATITUDES E CONHECIMENTOS DOS ALUNOS COM RELAÇÃO A PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS SÃO LIMITADOS. NESSE CONTEXTO, É NOTÓRIA A FALTA DE CONHECIMENTOS DOS ALUNOS COM RELAÇÃO A DIVERSOS TEMAS SOCIOAMBIENTAIS NECESSÁRIOS À CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.