Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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AVANÇOS E RETROCESSOS OBSERVADOS À LUZ DA LDB EM UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: LEI DE DIRETRIZES E BASES, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SUJEITO DA EJA Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA UMA DISCUSSÃO ENVOLVENDO A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA, TRAZENDO OS AVANÇOS E RETROCESSOS OBSERVADOS EM UMA TURMA, AS SUAS ESPECIFICIDADES NESTA MODALIDADE DE ENSINO E A FORMA ORGANIZACIONAL E PEDAGÓGICA DESSA MODALIDADE NO AMBIENTE ESTUDADO. O OBJETIVO DA PESQUISA É PAUTADO EM ENTENDER AS ESPECIFICIDADES DOS SUJEITOS DA EJA QUANTO AO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA. O CAMPO DE ESTUDO DESSA PESQUISA FOI UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL LOCALIZADA EM UM DISTRITO DA CIDADE DE PANELAS/PE E TEVE COMO SUJEITOS UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. DURANTE A PESQUISA FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES, CONVERSAS INFORMAIS E ENTREVISTAS, ONDE FOI POSSÍVEL PERCEBER QUAL O PERFIL DESSE PÚBLICO, O QUE MOTIVA ESSES SUJEITOS À PERMANÊNCIA OU EVASÃO NO/DO AMBIENTE ESCOLAR DURANTE O PERCURSO NA EJA. NESSE VIÉS, DE ACORDO COM A PESQUISA FEITA, FOI POSSÍVEL REALIZAR UM CONFRONTO TEÓRICO SOBRE ESSES FATORES, ASSIM COMO PERCEBER EM QUAL ESFERA A LEI DE DIRETRIZES E BASES TÊM APLICABILIDADE E REAL CONTRIBUIÇÃO AOS AVANÇOS NESSA MODALIDADE. COMO RESULTADOS, PÔDE-SE TER UMA VISÃO AMPLA DO SUJEITO DA EJA, COMO TAMBÉM PERCEBER QUE A VALORIZAÇÃO DO PÚBLICO DESSA MODALIDADE SÓ SERÁ EFETIVADA QUANDO O QUE FOR EXIGIDO POR LEI E O QUE ACONTECE NA REALIDADE PARAREM DE ANDAR EM DISSOCIAÇÃO.

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