Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – O CASO DA AMIGA SECRETA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, CULTURA ESCRITA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62440 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3941 "inscrito_id" => 8205 "titulo" => "REFLEXÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – O CASO DA AMIGA SECRETA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR, INTITULADO COMO “AMIGA SECRETA”, DESENVOLVIDO POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA NAS TURMAS DE 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ENTENDEMOS QUE A PARTIR DA ESCRITA ESPONTÂNEA A CRIANÇA PENSA SOBRE AS REGRAS QUE CONSTITUEM O SISTEMA DE ESCRITA, OU SEJA, A CRIANÇA SE APROPRIA E INTERNALIZA O SEU CONHECIMENTO. PORTANTO, A PROPOSTA FOI CONSTRUÍDA NA PERSPECTIVA DE QUE NOSSO ALUNO É UM SUJEITO HISTÓRICO CULTURAL DEVENDO A TODO O MOMENTO SER ESTIMULADO A SER UM SUJEITO ATIVO QUE CRIA RECRIA SUAS PRODUÇÕES. NESSE SENTIDO, ADOTAMOS COMO BASE TEÓRICA PARA ESTE ARTIGO AUTORES QUE NORTEIAM NOSSA PRÁTICA DOCENTE E QUE VERSAM SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM FOCO NA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA.O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR, INTITULADO COMO “AMIGA SECRETA”, DESENVOLVIDO POR MEIO DE SEQUÊNC" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, CULTURA ESCRITA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID8205_25092019191312.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE DA SILVA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "SIMONE RIBEIRO" "autor_email" => "simonerib@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62440 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3941 "inscrito_id" => 8205 "titulo" => "REFLEXÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – O CASO DA AMIGA SECRETA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR, INTITULADO COMO “AMIGA SECRETA”, DESENVOLVIDO POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA NAS TURMAS DE 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ENTENDEMOS QUE A PARTIR DA ESCRITA ESPONTÂNEA A CRIANÇA PENSA SOBRE AS REGRAS QUE CONSTITUEM O SISTEMA DE ESCRITA, OU SEJA, A CRIANÇA SE APROPRIA E INTERNALIZA O SEU CONHECIMENTO. PORTANTO, A PROPOSTA FOI CONSTRUÍDA NA PERSPECTIVA DE QUE NOSSO ALUNO É UM SUJEITO HISTÓRICO CULTURAL DEVENDO A TODO O MOMENTO SER ESTIMULADO A SER UM SUJEITO ATIVO QUE CRIA RECRIA SUAS PRODUÇÕES. NESSE SENTIDO, ADOTAMOS COMO BASE TEÓRICA PARA ESTE ARTIGO AUTORES QUE NORTEIAM NOSSA PRÁTICA DOCENTE E QUE VERSAM SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM FOCO NA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA.O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR, INTITULADO COMO “AMIGA SECRETA”, DESENVOLVIDO POR MEIO DE SEQUÊNC" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, CULTURA ESCRITA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID8205_25092019191312.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE DA SILVA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "SIMONE RIBEIRO" "autor_email" => "simonerib@gmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR, INTITULADO COMO “AMIGA SECRETA”, DESENVOLVIDO POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA NAS TURMAS DE 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ENTENDEMOS QUE A PARTIR DA ESCRITA ESPONTÂNEA A CRIANÇA PENSA SOBRE AS REGRAS QUE CONSTITUEM O SISTEMA DE ESCRITA, OU SEJA, A CRIANÇA SE APROPRIA E INTERNALIZA O SEU CONHECIMENTO. PORTANTO, A PROPOSTA FOI CONSTRUÍDA NA PERSPECTIVA DE QUE NOSSO ALUNO É UM SUJEITO HISTÓRICO CULTURAL DEVENDO A TODO O MOMENTO SER ESTIMULADO A SER UM SUJEITO ATIVO QUE CRIA RECRIA SUAS PRODUÇÕES. NESSE SENTIDO, ADOTAMOS COMO BASE TEÓRICA PARA ESTE ARTIGO AUTORES QUE NORTEIAM NOSSA PRÁTICA DOCENTE E QUE VERSAM SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM FOCO NA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.