Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – O CASO DA AMIGA SECRETA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, CULTURA ESCRITA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR, INTITULADO COMO “AMIGA SECRETA”, DESENVOLVIDO POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA NAS TURMAS DE 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ENTENDEMOS QUE A PARTIR DA ESCRITA ESPONTÂNEA A CRIANÇA PENSA SOBRE AS REGRAS QUE CONSTITUEM O SISTEMA DE ESCRITA, OU SEJA, A CRIANÇA SE APROPRIA E INTERNALIZA O SEU CONHECIMENTO. PORTANTO, A PROPOSTA FOI CONSTRUÍDA NA PERSPECTIVA DE QUE NOSSO ALUNO É UM SUJEITO HISTÓRICO CULTURAL DEVENDO A TODO O MOMENTO SER ESTIMULADO A SER UM SUJEITO ATIVO QUE CRIA RECRIA SUAS PRODUÇÕES. NESSE SENTIDO, ADOTAMOS COMO BASE TEÓRICA PARA ESTE ARTIGO AUTORES QUE NORTEIAM NOSSA PRÁTICA DOCENTE E QUE VERSAM SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM FOCO NA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.