FICÇÃO DISTÓPICA E NOVAS FÓRMULAS PARA JOVENS LEITORES
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 5940 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 592 "titulo" => "FICÇÃO DISTÓPICA E NOVAS FÓRMULAS PARA JOVENS LEITORES" "resumo" => "Este trabalho se propõe a apresentar um estudo da Ficção distópica, vertente literária dentro da Ficção científica, que vem se destacando no mercado editorial voltado ao leitor jovem e se estende ao campo do cinema e da música. A nova geração leitora valoriza as produções literárias distópicas e tem afinidade com o gênero, que retrata a opressão versus a juventude que constrói sua identidade social, combatendo a alienação do indivíduo na sociedade. Partimos da correlação entre a distopia americana Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, e a obra nacional de Realismo Mágico Sombras de Reis Barbudos, de José J. Veiga. Consideramos, com este projeto, a possibilidade de despertar e ampliar o universo literário do estudante da Educação Básica, a partir da leitura e interpretação da Distopia nas linguagens literária e fílmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: Literatura e outras artes: reflexões, interfaces e reverberações no ensino" "palavra_chave" => "DISTOPIA, REALISMO MÁGICO, JOVENS LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_05_2014_23_07_06_idinscrito_592_69405154a36ae39a94f954a5f93299a6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍSE GOMES LIRA" "autor_nome_curto" => "THAÍSE GOMES" "autor_email" => "thisgomys@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 5940 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 592 "titulo" => "FICÇÃO DISTÓPICA E NOVAS FÓRMULAS PARA JOVENS LEITORES" "resumo" => "Este trabalho se propõe a apresentar um estudo da Ficção distópica, vertente literária dentro da Ficção científica, que vem se destacando no mercado editorial voltado ao leitor jovem e se estende ao campo do cinema e da música. A nova geração leitora valoriza as produções literárias distópicas e tem afinidade com o gênero, que retrata a opressão versus a juventude que constrói sua identidade social, combatendo a alienação do indivíduo na sociedade. Partimos da correlação entre a distopia americana Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, e a obra nacional de Realismo Mágico Sombras de Reis Barbudos, de José J. Veiga. Consideramos, com este projeto, a possibilidade de despertar e ampliar o universo literário do estudante da Educação Básica, a partir da leitura e interpretação da Distopia nas linguagens literária e fílmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: Literatura e outras artes: reflexões, interfaces e reverberações no ensino" "palavra_chave" => "DISTOPIA, REALISMO MÁGICO, JOVENS LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_05_2014_23_07_06_idinscrito_592_69405154a36ae39a94f954a5f93299a6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍSE GOMES LIRA" "autor_nome_curto" => "THAÍSE GOMES" "autor_email" => "thisgomys@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }