Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LEITURA E ENSINO DO GÊNERO CONTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: CONTO, LEITURA, ESTÁGIO DE LITERATURA Comunicação Oral (CO) GT-02: O conto em sala de aula: metodologia e crítica
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5976
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 97
    "inscrito_id" => 147
    "titulo" => "LEITURA E ENSINO DO GÊNERO CONTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Acreditamos que a melhor forma de criar condições para que os alunos se interessem pela prática da leitura seja por meio da literatura, neste sentido, no presente relato de experiência docente, desenvolvido na disciplina Estágio de Literatura no Ensino Fundamental, objetivamos descrever a prática de leitura do gênero conto em uma escola pública de Campina Grande-PB. Fundamentam nosso trabalho as contribuições teóricas de Alarcão (1995), Bragatto Filho (1994), Guimarães (2012), Jouve (2012), Kapp (2006), Pinho (2014) e Walty (2011). Os resultados demonstram que o trabalho com o gênero conto é capaz de promover o desenvolvimento das habilidades leitoras e o prazer pelo texto literário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O conto em sala de aula: metodologia e crítica"
    "palavra_chave" => "CONTO, LEITURA, ESTÁGIO DE LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_05_2014_11_21_32_idinscrito_147_1c00a54a95f934348b58e4aeccc0a3ae.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA CARVALHO PEIXOTO"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA CARVALHO"
    "autor_email" => "mayaracarvalho-@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5976
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 97
    "inscrito_id" => 147
    "titulo" => "LEITURA E ENSINO DO GÊNERO CONTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Acreditamos que a melhor forma de criar condições para que os alunos se interessem pela prática da leitura seja por meio da literatura, neste sentido, no presente relato de experiência docente, desenvolvido na disciplina Estágio de Literatura no Ensino Fundamental, objetivamos descrever a prática de leitura do gênero conto em uma escola pública de Campina Grande-PB. Fundamentam nosso trabalho as contribuições teóricas de Alarcão (1995), Bragatto Filho (1994), Guimarães (2012), Jouve (2012), Kapp (2006), Pinho (2014) e Walty (2011). Os resultados demonstram que o trabalho com o gênero conto é capaz de promover o desenvolvimento das habilidades leitoras e o prazer pelo texto literário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O conto em sala de aula: metodologia e crítica"
    "palavra_chave" => "CONTO, LEITURA, ESTÁGIO DE LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_05_2014_11_21_32_idinscrito_147_1c00a54a95f934348b58e4aeccc0a3ae.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA CARVALHO PEIXOTO"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA CARVALHO"
    "autor_email" => "mayaracarvalho-@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Acreditamos que a melhor forma de criar condições para que os alunos se interessem pela prática da leitura seja por meio da literatura, neste sentido, no presente relato de experiência docente, desenvolvido na disciplina Estágio de Literatura no Ensino Fundamental, objetivamos descrever a prática de leitura do gênero conto em uma escola pública de Campina Grande-PB. Fundamentam nosso trabalho as contribuições teóricas de Alarcão (1995), Bragatto Filho (1994), Guimarães (2012), Jouve (2012), Kapp (2006), Pinho (2014) e Walty (2011). Os resultados demonstram que o trabalho com o gênero conto é capaz de promover o desenvolvimento das habilidades leitoras e o prazer pelo texto literário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.