Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL

Palavra-chaves: AEE, SRM, EDUCAçãO INCLUSIVA, ALUNO DEFICIENTE Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
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      DISCUTIR COMO TEM SE DADO O ATENDIMENTO AO DEFICIENTE ATRAVÉS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO É\r\n
      NECESSÁRIA UMA VEZ QUE A ESCOLA, ENQUANTO SEGMENTO SOCIAL PODE AUXILIAR NO QUE DIZ RESPEITO\r\n
      AO ACOLHIMENTO E PLANEJAMENTO DE AÇÕES EDUCATIVAS QUE VIABILIZEM O DESENVOLVIMENTO\r\n
      COGNITIVO, INTELECTUAL, PSICOMOTOR, AFETIVO, EMOCIONAL, SOCIAL DENTRE OUTROS ELEMENTOS\r\n
      ESSENCIAIS PARA O CRESCIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. ASSIM, O PROCESSO DE ENSINO E\r\n
      APRENDIZAGEM DO EDUCANDO DEFICIENTE POSSUI DOIS GRANDES ALIADOS QUE É O ATENDIMENTO\r\n
      EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, QUE DIFERENTE DA SALA DE AULA\r\n
      REGULAR É UM ESPAÇO QUE POSSUI PROFISSIONAIS APTOS A MINISTRAREM UM ATENDIMENTO\r\n
      DIFERENCIADO, COM RECURSOS PRÓPRIOS A DEMANDA APRESENTADA POR CADA ALUNO. DESSA MANEIRA,\r\n
      SURGE A INDAGAÇÃO EM RELAÇÃO AO AEE E A SRM: “COMO TEM OCORRIDO O ATENDIMENTO\r\n
      EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL NA INCLUSÃO DO ALUNO DEFICIENTE?”\r\n
      O OBJETIVO GERAL DO ESTUDO CONSISTE EM “CONHECER AS PRÁTICAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL\r\n
      ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL”. A METODOLOGIA DO ESTUDO BASEIA-SE EM\r\n
      PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CARÁTER DESCRITIVO; UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO DE\r\n
      COLETA DE DADOS QUESTIONÁRIO MISTO, VISITA E OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO DESTINADO A SRM E DAS\r\n
      AÇÕES REALIZADAS NO DECORRER DO AEE. A CONSTRUÇÃO DO APORTE TEÓRICO SE DEU COM BASE EM\r\n
      AUTORES COMO: MAZZOTTA (2005), FERNANDES (2011), E OUTROS. E, A LEGISLAÇÃO PERTINENTE QUE\r\n
      TRATADA DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA,\r\n
      CONFORME O DECRETO Nº 6.571/2008, A RESOLUÇÃO Nº 04/2009, QUE “INSTITUI AS DIRETRIZES\r\n
      OPERACIONAIS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MODALIDADE\r\n
      EDUCAÇÃO ESPECIAL” E O FUNCIONAMENTO DAS “SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (BRASIL, 2010)”.\r\n
      PORTANTO, O AEE EM SRM É UM TRABALHO A SER DESENVOLVIDO COM O EMPENHO E PARTICIPAÇÃO DE\r\n
      TODOS; COM O COMPROMETIMENTO E RESPONSABILIDADE DA SOCIEDADE, GOVERNO, ESCOLA, FAMÍLIA E\r\n
      PROFISSIONAIS DE DIFERENTES ÁREAS NA PERSPECTIVA DE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DO EDUCANDO\r\n
      DEFICIENTE, SOBRETUDO, NO ESPAÇO ESCOLAR NO SENTIDO DE VIABILIZAR SUA FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO\r\n
      BÁSICA E ENSINO SUPERIOR E NO MUNDO DO TRABALHO; DANDO AUTONOMIA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

DISCUTIR COMO TEM SE DADO O ATENDIMENTO AO DEFICIENTE ATRAVÉS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO É NECESSÁRIA UMA VEZ QUE A ESCOLA, ENQUANTO SEGMENTO SOCIAL PODE AUXILIAR NO QUE DIZ RESPEITO AO ACOLHIMENTO E PLANEJAMENTO DE AÇÕES EDUCATIVAS QUE VIABILIZEM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, INTELECTUAL, PSICOMOTOR, AFETIVO, EMOCIONAL, SOCIAL DENTRE OUTROS ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA O CRESCIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. ASSIM, O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO EDUCANDO DEFICIENTE POSSUI DOIS GRANDES ALIADOS QUE É O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, QUE DIFERENTE DA SALA DE AULA REGULAR É UM ESPAÇO QUE POSSUI PROFISSIONAIS APTOS A MINISTRAREM UM ATENDIMENTO DIFERENCIADO, COM RECURSOS PRÓPRIOS A DEMANDA APRESENTADA POR CADA ALUNO. DESSA MANEIRA, SURGE A INDAGAÇÃO EM RELAÇÃO AO AEE E A SRM: “COMO TEM OCORRIDO O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL NA INCLUSÃO DO ALUNO DEFICIENTE?” O OBJETIVO GERAL DO ESTUDO CONSISTE EM “CONHECER AS PRÁTICAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL”. A METODOLOGIA DO ESTUDO BASEIA-SE EM PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CARÁTER DESCRITIVO; UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS QUESTIONÁRIO MISTO, VISITA E OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO DESTINADO A SRM E DAS AÇÕES REALIZADAS NO DECORRER DO AEE. A CONSTRUÇÃO DO APORTE TEÓRICO SE DEU COM BASE EM AUTORES COMO: MAZZOTTA (2005), FERNANDES (2011), E OUTROS. E, A LEGISLAÇÃO PERTINENTE QUE TRATADA DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CONFORME O DECRETO Nº 6.571/2008, A RESOLUÇÃO Nº 04/2009, QUE “INSTITUI AS DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL” E O FUNCIONAMENTO DAS “SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (BRASIL, 2010)”. PORTANTO, O AEE EM SRM É UM TRABALHO A SER DESENVOLVIDO COM O EMPENHO E PARTICIPAÇÃO DE TODOS; COM O COMPROMETIMENTO E RESPONSABILIDADE DA SOCIEDADE, GOVERNO, ESCOLA, FAMÍLIA E PROFISSIONAIS DE DIFERENTES ÁREAS NA PERSPECTIVA DE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DO EDUCANDO DEFICIENTE, SOBRETUDO, NO ESPAÇO ESCOLAR NO SENTIDO DE VIABILIZAR SUA FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR E NO MUNDO DO TRABALHO; DANDO AUTONOMIA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA E EXERCENDO SUA CIDADANIA.

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