DISCUTIR COMO TEM SE DADO O ATENDIMENTO AO DEFICIENTE ATRAVÉS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO É
NECESSÁRIA UMA VEZ QUE A ESCOLA, ENQUANTO SEGMENTO SOCIAL PODE AUXILIAR NO QUE DIZ RESPEITO
AO ACOLHIMENTO E PLANEJAMENTO DE AÇÕES EDUCATIVAS QUE VIABILIZEM O DESENVOLVIMENTO
COGNITIVO, INTELECTUAL, PSICOMOTOR, AFETIVO, EMOCIONAL, SOCIAL DENTRE OUTROS ELEMENTOS
ESSENCIAIS PARA O CRESCIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. ASSIM, O PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM DO EDUCANDO DEFICIENTE POSSUI DOIS GRANDES ALIADOS QUE É O ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, QUE DIFERENTE DA SALA DE AULA
REGULAR É UM ESPAÇO QUE POSSUI PROFISSIONAIS APTOS A MINISTRAREM UM ATENDIMENTO
DIFERENCIADO, COM RECURSOS PRÓPRIOS A DEMANDA APRESENTADA POR CADA ALUNO. DESSA MANEIRA,
SURGE A INDAGAÇÃO EM RELAÇÃO AO AEE E A SRM: “COMO TEM OCORRIDO O ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL NA INCLUSÃO DO ALUNO DEFICIENTE?”
O OBJETIVO GERAL DO ESTUDO CONSISTE EM “CONHECER AS PRÁTICAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL”. A METODOLOGIA DO ESTUDO BASEIA-SE EM
PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CARÁTER DESCRITIVO; UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO DE
COLETA DE DADOS QUESTIONÁRIO MISTO, VISITA E OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO DESTINADO A SRM E DAS
AÇÕES REALIZADAS NO DECORRER DO AEE. A CONSTRUÇÃO DO APORTE TEÓRICO SE DEU COM BASE EM
AUTORES COMO: MAZZOTTA (2005), FERNANDES (2011), E OUTROS. E, A LEGISLAÇÃO PERTINENTE QUE
TRATADA DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA,
CONFORME O DECRETO Nº 6.571/2008, A RESOLUÇÃO Nº 04/2009, QUE “INSTITUI AS DIRETRIZES
OPERACIONAIS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MODALIDADE
EDUCAÇÃO ESPECIAL” E O FUNCIONAMENTO DAS “SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (BRASIL, 2010)”.
PORTANTO, O AEE EM SRM É UM TRABALHO A SER DESENVOLVIDO COM O EMPENHO E PARTICIPAÇÃO DE
TODOS; COM O COMPROMETIMENTO E RESPONSABILIDADE DA SOCIEDADE, GOVERNO, ESCOLA, FAMÍLIA E
PROFISSIONAIS DE DIFERENTES ÁREAS NA PERSPECTIVA DE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DO EDUCANDO
DEFICIENTE, SOBRETUDO, NO ESPAÇO ESCOLAR NO SENTIDO DE VIABILIZAR SUA FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO
BÁSICA E ENSINO SUPERIOR E NO MUNDO DO TRABALHO; DANDO AUTONOMIA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA
E EXERCENDO SUA CIDADANIA.