AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: FATORES QUE IMPLICAM NO FRACASSO ESCOLAR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59206 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1052 "inscrito_id" => 9797 "titulo" => "AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: FATORES QUE IMPLICAM NO FRACASSO ESCOLAR" "resumo" => "ESSA PESQUISA SURGIU DA INQUIETAÇÃO DE ENTENDER COMO ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ADENTRAM AOS ANOS INICIAIS COM TANTAS DIFICULDADES DE COMPREENDER SUAS ATIVIDADES ESCOLARES. ATUALMENTE OBSERVAMOS O AVANÇO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS ESCOLAS EM TODOS OS NÍVEIS, PRINCIPALMENTE NOS ANOS INICIAIS, MEDIANTE A ESSE CRESCIMENTO QUANTITATIVO, A ESCOLA PASSA A SER APONTADA COMO A PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA FALTA DE APRENDIZAGEM DO ALUNO, NESSE SENTIDO ELA BUSCA FORTALECER VÍNCULOS JUNTO AS FAMÍLIAS PARA QUE POSSAM ENCURRALAR ESSAS BARREIRAS. PORTANTO O OBJETIVO DESSA PESQUISA É PONDERAR AS DIFICULDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS. O ESTUDO FOI REALIZADO COM BASE EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUALITATIVA COM REFERENCIAL TEÓRICO. BUSCANDO COMPREENDER QUESTÕES DE FUNDAMENTAIS IMPORTÂNCIAS SOBRE O QUE ACARRETA A FALTA DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, PARA QUE COMPREENDA POSSÍVEIS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR E ENCONTRAR SUBSÍDIOS QUE MELHOREM OS RESULTADOS DIANTE DA COMPLEXIDADE DA PESQUISA. ENCONTRAMOS DIVERGÊNCIAS NA TENTATIVA DE EXPLICAR OS PROCESSOS E MECANISMO PARTICULARES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM. O PONTO DE PARTIDA PRINCIPAL SERIA A INVESTIGAÇÃO COM A FAMÍLIA E O ALUNO. O EDUCADOR PASSA A INVESTIGAR O TIPO DE PROBLEMA QUE O ALUNO ESTÁ ENFRENTANDO, MAS NEM SEMPRE CONSEGUE ÊXITO POIS ESSA TAREFA É ÁRDUA E NECESSITA DE COMPETÊNCIAS QUE MUITAS VEZES NÃO SÃO ENCONTRADAS NAS TEORIAS ESTUDADAS. PORTANTO, HÁ UM GRANDE NÚMERO DE ALUNOS QUE TEM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NA ESCRITA, NA LEITURA E NA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS, ISSO ACARRETA O DESESTIMULO EM APRENDER CONTEÚDOS, EM IR PARA ESCOLA O QUE GERA EVASÃO ESCOLAR, A AUSÊNCIA DO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR, INFELIZMENTE TUDO ISSO CONTRIBUI PARA O INSUCESSO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, FAMÍLIA, FRACASSO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID9797_08082019155008.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARATRICIA MARIA MARTINS FREIRE" "autor_nome_curto" => "ARATRICIA" "autor_email" => "aratriciama@hotmail.com" "autor_ies" => "EEB MARIA DALVA BARBOSA DE AZEVEDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59206 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1052 "inscrito_id" => 9797 "titulo" => "AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: FATORES QUE IMPLICAM NO FRACASSO ESCOLAR" "resumo" => "ESSA PESQUISA SURGIU DA INQUIETAÇÃO DE ENTENDER COMO ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ADENTRAM AOS ANOS INICIAIS COM TANTAS DIFICULDADES DE COMPREENDER SUAS ATIVIDADES ESCOLARES. ATUALMENTE OBSERVAMOS O AVANÇO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS ESCOLAS EM TODOS OS NÍVEIS, PRINCIPALMENTE NOS ANOS INICIAIS, MEDIANTE A ESSE CRESCIMENTO QUANTITATIVO, A ESCOLA PASSA A SER APONTADA COMO A PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA FALTA DE APRENDIZAGEM DO ALUNO, NESSE SENTIDO ELA BUSCA FORTALECER VÍNCULOS JUNTO AS FAMÍLIAS PARA QUE POSSAM ENCURRALAR ESSAS BARREIRAS. PORTANTO O OBJETIVO DESSA PESQUISA É PONDERAR AS DIFICULDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS. O ESTUDO FOI REALIZADO COM BASE EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUALITATIVA COM REFERENCIAL TEÓRICO. BUSCANDO COMPREENDER QUESTÕES DE FUNDAMENTAIS IMPORTÂNCIAS SOBRE O QUE ACARRETA A FALTA DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, PARA QUE COMPREENDA POSSÍVEIS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR E ENCONTRAR SUBSÍDIOS QUE MELHOREM OS RESULTADOS DIANTE DA COMPLEXIDADE DA PESQUISA. ENCONTRAMOS DIVERGÊNCIAS NA TENTATIVA DE EXPLICAR OS PROCESSOS E MECANISMO PARTICULARES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM. O PONTO DE PARTIDA PRINCIPAL SERIA A INVESTIGAÇÃO COM A FAMÍLIA E O ALUNO. O EDUCADOR PASSA A INVESTIGAR O TIPO DE PROBLEMA QUE O ALUNO ESTÁ ENFRENTANDO, MAS NEM SEMPRE CONSEGUE ÊXITO POIS ESSA TAREFA É ÁRDUA E NECESSITA DE COMPETÊNCIAS QUE MUITAS VEZES NÃO SÃO ENCONTRADAS NAS TEORIAS ESTUDADAS. PORTANTO, HÁ UM GRANDE NÚMERO DE ALUNOS QUE TEM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NA ESCRITA, NA LEITURA E NA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS, ISSO ACARRETA O DESESTIMULO EM APRENDER CONTEÚDOS, EM IR PARA ESCOLA O QUE GERA EVASÃO ESCOLAR, A AUSÊNCIA DO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR, INFELIZMENTE TUDO ISSO CONTRIBUI PARA O INSUCESSO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, FAMÍLIA, FRACASSO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID9797_08082019155008.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARATRICIA MARIA MARTINS FREIRE" "autor_nome_curto" => "ARATRICIA" "autor_email" => "aratriciama@hotmail.com" "autor_ies" => "EEB MARIA DALVA BARBOSA DE AZEVEDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }