Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: FATORES QUE IMPLICAM NO FRACASSO ESCOLAR

Palavra-chaves: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, FAMÍLIA, FRACASSO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59206
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1052
    "inscrito_id" => 9797
    "titulo" => "AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: FATORES QUE IMPLICAM NO FRACASSO ESCOLAR"
    "resumo" => "ESSA PESQUISA SURGIU DA INQUIETAÇÃO DE ENTENDER COMO ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ADENTRAM AOS ANOS INICIAIS COM TANTAS DIFICULDADES DE COMPREENDER SUAS ATIVIDADES ESCOLARES. ATUALMENTE OBSERVAMOS O AVANÇO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS ESCOLAS EM TODOS OS NÍVEIS, PRINCIPALMENTE NOS ANOS INICIAIS, MEDIANTE A ESSE CRESCIMENTO QUANTITATIVO, A ESCOLA PASSA A SER APONTADA COMO A PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA FALTA DE APRENDIZAGEM DO ALUNO, NESSE SENTIDO ELA BUSCA FORTALECER VÍNCULOS JUNTO AS FAMÍLIAS PARA QUE POSSAM ENCURRALAR ESSAS BARREIRAS. PORTANTO O OBJETIVO DESSA PESQUISA É PONDERAR AS DIFICULDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS. O ESTUDO FOI REALIZADO COM BASE EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUALITATIVA COM REFERENCIAL TEÓRICO. BUSCANDO COMPREENDER QUESTÕES DE FUNDAMENTAIS IMPORTÂNCIAS SOBRE O QUE ACARRETA A FALTA DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, PARA QUE COMPREENDA POSSÍVEIS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR E ENCONTRAR SUBSÍDIOS QUE MELHOREM OS RESULTADOS DIANTE DA COMPLEXIDADE DA PESQUISA. ENCONTRAMOS DIVERGÊNCIAS NA TENTATIVA DE EXPLICAR OS PROCESSOS E MECANISMO PARTICULARES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM. O PONTO DE PARTIDA PRINCIPAL SERIA A INVESTIGAÇÃO COM A FAMÍLIA E O ALUNO. O EDUCADOR PASSA A INVESTIGAR O TIPO DE PROBLEMA QUE O ALUNO ESTÁ ENFRENTANDO, MAS NEM SEMPRE CONSEGUE ÊXITO POIS  ESSA TAREFA É ÁRDUA E NECESSITA DE COMPETÊNCIAS QUE MUITAS VEZES NÃO SÃO ENCONTRADAS NAS TEORIAS ESTUDADAS. PORTANTO, HÁ UM GRANDE NÚMERO DE ALUNOS QUE TEM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NA ESCRITA, NA LEITURA E NA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS, ISSO ACARRETA O DESESTIMULO EM APRENDER CONTEÚDOS, EM IR PARA ESCOLA O QUE GERA EVASÃO ESCOLAR, A AUSÊNCIA DO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR, INFELIZMENTE TUDO ISSO CONTRIBUI PARA O INSUCESSO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, FAMÍLIA, FRACASSO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID9797_08082019155008.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARATRICIA MARIA MARTINS FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "ARATRICIA"
    "autor_email" => "aratriciama@hotmail.com"
    "autor_ies" => "EEB MARIA DALVA BARBOSA DE AZEVEDO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59206
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1052
    "inscrito_id" => 9797
    "titulo" => "AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: FATORES QUE IMPLICAM NO FRACASSO ESCOLAR"
    "resumo" => "ESSA PESQUISA SURGIU DA INQUIETAÇÃO DE ENTENDER COMO ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ADENTRAM AOS ANOS INICIAIS COM TANTAS DIFICULDADES DE COMPREENDER SUAS ATIVIDADES ESCOLARES. ATUALMENTE OBSERVAMOS O AVANÇO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS ESCOLAS EM TODOS OS NÍVEIS, PRINCIPALMENTE NOS ANOS INICIAIS, MEDIANTE A ESSE CRESCIMENTO QUANTITATIVO, A ESCOLA PASSA A SER APONTADA COMO A PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA FALTA DE APRENDIZAGEM DO ALUNO, NESSE SENTIDO ELA BUSCA FORTALECER VÍNCULOS JUNTO AS FAMÍLIAS PARA QUE POSSAM ENCURRALAR ESSAS BARREIRAS. PORTANTO O OBJETIVO DESSA PESQUISA É PONDERAR AS DIFICULDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS. O ESTUDO FOI REALIZADO COM BASE EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUALITATIVA COM REFERENCIAL TEÓRICO. BUSCANDO COMPREENDER QUESTÕES DE FUNDAMENTAIS IMPORTÂNCIAS SOBRE O QUE ACARRETA A FALTA DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, PARA QUE COMPREENDA POSSÍVEIS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR E ENCONTRAR SUBSÍDIOS QUE MELHOREM OS RESULTADOS DIANTE DA COMPLEXIDADE DA PESQUISA. ENCONTRAMOS DIVERGÊNCIAS NA TENTATIVA DE EXPLICAR OS PROCESSOS E MECANISMO PARTICULARES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM. O PONTO DE PARTIDA PRINCIPAL SERIA A INVESTIGAÇÃO COM A FAMÍLIA E O ALUNO. O EDUCADOR PASSA A INVESTIGAR O TIPO DE PROBLEMA QUE O ALUNO ESTÁ ENFRENTANDO, MAS NEM SEMPRE CONSEGUE ÊXITO POIS  ESSA TAREFA É ÁRDUA E NECESSITA DE COMPETÊNCIAS QUE MUITAS VEZES NÃO SÃO ENCONTRADAS NAS TEORIAS ESTUDADAS. PORTANTO, HÁ UM GRANDE NÚMERO DE ALUNOS QUE TEM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NA ESCRITA, NA LEITURA E NA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS, ISSO ACARRETA O DESESTIMULO EM APRENDER CONTEÚDOS, EM IR PARA ESCOLA O QUE GERA EVASÃO ESCOLAR, A AUSÊNCIA DO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR, INFELIZMENTE TUDO ISSO CONTRIBUI PARA O INSUCESSO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, FAMÍLIA, FRACASSO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID9797_08082019155008.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARATRICIA MARIA MARTINS FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "ARATRICIA"
    "autor_email" => "aratriciama@hotmail.com"
    "autor_ies" => "EEB MARIA DALVA BARBOSA DE AZEVEDO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESSA PESQUISA SURGIU DA INQUIETAÇÃO DE ENTENDER COMO ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ADENTRAM AOS ANOS INICIAIS COM TANTAS DIFICULDADES DE COMPREENDER SUAS ATIVIDADES ESCOLARES. ATUALMENTE OBSERVAMOS O AVANÇO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS ESCOLAS EM TODOS OS NÍVEIS, PRINCIPALMENTE NOS ANOS INICIAIS, MEDIANTE A ESSE CRESCIMENTO QUANTITATIVO, A ESCOLA PASSA A SER APONTADA COMO A PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA FALTA DE APRENDIZAGEM DO ALUNO, NESSE SENTIDO ELA BUSCA FORTALECER VÍNCULOS JUNTO AS FAMÍLIAS PARA QUE POSSAM ENCURRALAR ESSAS BARREIRAS. PORTANTO O OBJETIVO DESSA PESQUISA É PONDERAR AS DIFICULDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS. O ESTUDO FOI REALIZADO COM BASE EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUALITATIVA COM REFERENCIAL TEÓRICO. BUSCANDO COMPREENDER QUESTÕES DE FUNDAMENTAIS IMPORTÂNCIAS SOBRE O QUE ACARRETA A FALTA DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, PARA QUE COMPREENDA POSSÍVEIS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR E ENCONTRAR SUBSÍDIOS QUE MELHOREM OS RESULTADOS DIANTE DA COMPLEXIDADE DA PESQUISA. ENCONTRAMOS DIVERGÊNCIAS NA TENTATIVA DE EXPLICAR OS PROCESSOS E MECANISMO PARTICULARES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM. O PONTO DE PARTIDA PRINCIPAL SERIA A INVESTIGAÇÃO COM A FAMÍLIA E O ALUNO. O EDUCADOR PASSA A INVESTIGAR O TIPO DE PROBLEMA QUE O ALUNO ESTÁ ENFRENTANDO, MAS NEM SEMPRE CONSEGUE ÊXITO POIS ESSA TAREFA É ÁRDUA E NECESSITA DE COMPETÊNCIAS QUE MUITAS VEZES NÃO SÃO ENCONTRADAS NAS TEORIAS ESTUDADAS. PORTANTO, HÁ UM GRANDE NÚMERO DE ALUNOS QUE TEM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NA ESCRITA, NA LEITURA E NA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS, ISSO ACARRETA O DESESTIMULO EM APRENDER CONTEÚDOS, EM IR PARA ESCOLA O QUE GERA EVASÃO ESCOLAR, A AUSÊNCIA DO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR, INFELIZMENTE TUDO ISSO CONTRIBUI PARA O INSUCESSO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.