Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

DA VIVÊNCIA À SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LEITURA COM A POESIA DE ALICE RUIZ

Palavra-chaves: ENSINO DE POESIA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, POESIA DE ALICE RUIZ Comunicação Oral (CO) GT-01: Poesia infantil, juvenil e ensino
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5905
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 34
    "inscrito_id" => 125
    "titulo" => "DA VIVÊNCIA À SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LEITURA COM A POESIA DE ALICE RUIZ"
    "resumo" => "Neste trabalho relatamos uma experiência de leitura com a poesia de Alice Ruiz, tendo como sujeitos colaboradores professores de Literatura e alunos primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. A presente pesquisa objetivou contribuir na formação dos professores no âmbito do trabalho escolar com a poesia de autoria feminina.  Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Freire (1996), Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007, 2009, 2012), Silva (2009), dentre outros. Os resultados apontam para uma necessidade de formação literária e metodológica do professor no trabalho com o ensino de poesia. A experiência com os poemas de Alice Ruiz em sala de aula nas turmas do primeiro ano revelou a postura metodológica das professoras colaboradoras que, partindo de uma vivência de formação, conseguiram realizar atividades de leituras significativas, privilegiando o diálogo texto-leitor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01: Poesia infantil, juvenil e ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE POESIA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, POESIA DE ALICE RUIZ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_18_05_2014_00_50_50_idinscrito_125_5957bdbbe0835d7c257c631be1e5e497.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA DE FARIAS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA SOUSA"
    "autor_email" => "paty_fariassousa@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5905
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 34
    "inscrito_id" => 125
    "titulo" => "DA VIVÊNCIA À SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LEITURA COM A POESIA DE ALICE RUIZ"
    "resumo" => "Neste trabalho relatamos uma experiência de leitura com a poesia de Alice Ruiz, tendo como sujeitos colaboradores professores de Literatura e alunos primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. A presente pesquisa objetivou contribuir na formação dos professores no âmbito do trabalho escolar com a poesia de autoria feminina.  Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Freire (1996), Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007, 2009, 2012), Silva (2009), dentre outros. Os resultados apontam para uma necessidade de formação literária e metodológica do professor no trabalho com o ensino de poesia. A experiência com os poemas de Alice Ruiz em sala de aula nas turmas do primeiro ano revelou a postura metodológica das professoras colaboradoras que, partindo de uma vivência de formação, conseguiram realizar atividades de leituras significativas, privilegiando o diálogo texto-leitor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01: Poesia infantil, juvenil e ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE POESIA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, POESIA DE ALICE RUIZ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_18_05_2014_00_50_50_idinscrito_125_5957bdbbe0835d7c257c631be1e5e497.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA DE FARIAS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA SOUSA"
    "autor_email" => "paty_fariassousa@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Neste trabalho relatamos uma experiência de leitura com a poesia de Alice Ruiz, tendo como sujeitos colaboradores professores de Literatura e alunos primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. A presente pesquisa objetivou contribuir na formação dos professores no âmbito do trabalho escolar com a poesia de autoria feminina. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Freire (1996), Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007, 2009, 2012), Silva (2009), dentre outros. Os resultados apontam para uma necessidade de formação literária e metodológica do professor no trabalho com o ensino de poesia. A experiência com os poemas de Alice Ruiz em sala de aula nas turmas do primeiro ano revelou a postura metodológica das professoras colaboradoras que, partindo de uma vivência de formação, conseguiram realizar atividades de leituras significativas, privilegiando o diálogo texto-leitor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.