: O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR AS MUDANÇAS TRAZIDAS PELA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. TAIS MUDANÇAS ESTABELECEM DIRETRIZES COM O INTUITO DO PLENO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO PARA O MUNDO GLOBALIZADO ENVOLVENDO SUA VIDA PROFISSIONAL, ACADÊMICA E PESSOAL, ALÉM DE TENTAR MELHORAR OS ÍNDICES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. PARA ALCANÇAR ESSE PROPÓSITO, A NOVA BNCC RECORRE AO USO DE PRÁTICAS LINGUÍSTICAS ORGANIZADAS EM EIXOS, OS QUAIS SÃO: ORALIDADE (POR MEIO DA CONVERSAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES), LEITURA (AO UTILIZAR TEXTOS VERBAIS, VERBO-VISUAIS E MULTIMODAIS), ESCRITA (PRODUÇÃO DE TEXTOS VOLTADOS AO COTIDIANO DO ALUNO) E CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS (REFLEXÃO SOBRE O FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA INGLESA). TAMBÉM A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS EM SALA DE AULA JUNTO AOS EIXOS POSSIBILITA MAIORES CHANCES DE APRENDIZADO DOS ALUNOS. POR INTERMÉDIO DESTES, O EDUCADOR ENCONTRA AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA FORNECER ESTÍMULO A COMPREENSÃO DO MUNDO E A INCLUSÃO SOCIAL DO ALUNO. PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO NOS UTILIZAMOS DAS MUDANÇAS DO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA NO CONTEXTO NACIONAL RELATADO POR VILSON J. LEFFA(1999) E DA IMPORTÂNCIA DE DIVERSOS EIXOS E INTERAÇÕES PARA UM APRENDIZADO DE SUCESSO DA LÍNGUA INGLESA, COMO AFIRMA PAIVA(2001).