NO BRASIL, EXISTEM MAIS DE 6,5 MILHÕES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, SENDO 582 MIL CEGAS E 6 MILHÕES COM BAIXA VISÃO, SEGUNDO DADOS DA FUNDAÇÃO COM BASE NO CENSO 2010, FEITO PELO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). OS DADOS DO CENSO ESCOLAR INDICAM AUMENTO EXPRESSIVO EM RELAÇÃO ÀS MATRÍCULAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA REGULAR. ESTATÍSTICAS INDICAM QUE NO ANO DE 2014, 698.768 ESTUDANTES ESPECIAIS ESTAVAM MATRICULADOS EM CLASSES COMUNS. ESSES NÚMEROS DEMONSTRAM O CRESCENTE INGRESSO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO BRASILEIRO, CONSEQUENTEMENTE, AS METODOLOGIAS E FERRAMENTAS EDUCACIONAIS PRECISAM SE ADAPTAR A ESSA NOVA REALIDADE. ESTE TRABALHO DE PESQUISA APRESENTA O APLICATIVO ALFAMATECA, QUE FORNECE CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS. O APLICATIVO APRESENTA UM AMBIENTE LÚDICO E AGRADÁVEL PARA OS ALUNOS, CONSIDERANDO AO MESMO TEMPO: ENSINO DE MATEMÁTICA, INCLUSÃO DIGITAL E RECREAÇÃO DAS CRIANÇAS NO ENSINO INFANTIL. TODAS AS DUZENTAS E TRINTA QUESTÕES PRESENTES NO APLICATIVO FORAM BASEADAS NO LIVRO COM MAIOR DISTRIBUIÇÃO NACIONAL NO TRIÊNIO DE 2016/2018 “ÁPIS – ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA”, DO AUTOR LUIZ ROBERTO DANTE. ALÉM DO DESENVOLVIMENTO DESTE APLICATIVO, TAMBÉM APRESENTAMOS UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO SISTEMA, COM O OBJETIVO DE ALCANÇAR MELHORES RESULTADOS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. ADEMAIS, ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO HEURÍSTICA PARTICIPATIVA SOBRE O ALFAMATECA, REALIZADA NO INSTITUTO PRÓ–VISÃO DE CAMPINAS. AS CONCLUSÕES DESTE TRABALHO MOSTRAM UMA UNANIMIDADE DE ACEITAÇÃO DO APLICATIVO TANTO PELOS DOCENTES QUANTO PELOS ALUNOS.