CONTANDO E RECONTANDO HISTÓRIAS: UTILIZANDO A SALA DE AULA COMO ESTRATÉGIAS PARA FORMAR LEITORES MIRINS
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 5895 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 417 "inscrito_id" => 1277 "titulo" => "CONTANDO E RECONTANDO HISTÓRIAS: UTILIZANDO A SALA DE AULA COMO ESTRATÉGIAS PARA FORMAR LEITORES MIRINS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de experiências de leituras advindas do Projeto Transformativo: “Contando e recontando histórias”. Os objetivos deste projeto é iniciar a formação do leitor mirim a partir da contação de histórias e incentivar o gosto, bem como formar repertórios de leituras. O Projeto foi realizado em uma turma do 1º Ano I do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Paraná/RN, assim, foram investigados os espaços de leituras no ambiente escolar, bem como as práticas de leituras na escola. Para respaldo, utilizamos as discussões teóricas de Leal (1999); Maia (2007); Martins (2007); Santa Rosa (2011); Sampaio (2003, 2005); Vilard (1997), dentre outros. Como resultados sinalizam a necessidade de implantação de espaços na escola destinados a leitura e formação do leitor, uma vez que inexiste na escola biblioteca, tão pouco mediador de leituras que ajudem e contribuam para formação de leitores. Do que se conclui que apesar dos investimentos feitos pelos governos do Estado e Federal na distribuição de livros é indiscutível a necessidade de se criar espaços destinados à leitura, como também investir na formação dos mediadores de leituras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira:\u{A0}propostas e reflexões" "palavra_chave" => "LEITURA., CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS., FORMAÇÃO DO LEITOR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_06_2014_18_28_16_idinscrito_1277_2dbc5b2fd63fecb94699a650aaffc350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAIZA MARIA ALENCAR DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "KAIZA ALENCAR" "autor_email" => "kaizaalencar@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 5895 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 417 "inscrito_id" => 1277 "titulo" => "CONTANDO E RECONTANDO HISTÓRIAS: UTILIZANDO A SALA DE AULA COMO ESTRATÉGIAS PARA FORMAR LEITORES MIRINS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de experiências de leituras advindas do Projeto Transformativo: “Contando e recontando histórias”. Os objetivos deste projeto é iniciar a formação do leitor mirim a partir da contação de histórias e incentivar o gosto, bem como formar repertórios de leituras. O Projeto foi realizado em uma turma do 1º Ano I do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Paraná/RN, assim, foram investigados os espaços de leituras no ambiente escolar, bem como as práticas de leituras na escola. Para respaldo, utilizamos as discussões teóricas de Leal (1999); Maia (2007); Martins (2007); Santa Rosa (2011); Sampaio (2003, 2005); Vilard (1997), dentre outros. Como resultados sinalizam a necessidade de implantação de espaços na escola destinados a leitura e formação do leitor, uma vez que inexiste na escola biblioteca, tão pouco mediador de leituras que ajudem e contribuam para formação de leitores. Do que se conclui que apesar dos investimentos feitos pelos governos do Estado e Federal na distribuição de livros é indiscutível a necessidade de se criar espaços destinados à leitura, como também investir na formação dos mediadores de leituras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira:\u{A0}propostas e reflexões" "palavra_chave" => "LEITURA., CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS., FORMAÇÃO DO LEITOR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_06_2014_18_28_16_idinscrito_1277_2dbc5b2fd63fecb94699a650aaffc350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAIZA MARIA ALENCAR DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "KAIZA ALENCAR" "autor_email" => "kaizaalencar@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }