Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de experiências de leituras advindas do Projeto Transformativo: “Contando e recontando histórias”. Os objetivos deste projeto é iniciar a formação do leitor mirim a partir da contação de histórias e incentivar o gosto, bem como formar repertórios de leituras. O Projeto foi realizado em uma turma do 1º Ano I do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Paraná/RN, assim, foram investigados os espaços de leituras no ambiente escolar, bem como as práticas de leituras na escola. Para respaldo, utilizamos as discussões teóricas de Leal (1999); Maia (2007); Martins (2007); Santa Rosa (2011); Sampaio (2003, 2005); Vilard (1997), dentre outros. Como resultados sinalizam a necessidade de implantação de espaços na escola destinados a leitura e formação do leitor, uma vez que inexiste na escola biblioteca, tão pouco mediador de leituras que ajudem e contribuam para formação de leitores. Do que se conclui que apesar dos investimentos feitos pelos governos do Estado e Federal na distribuição de livros é indiscutível a necessidade de se criar espaços destinados à leitura, como também investir na formação dos mediadores de leituras.