AS ATIVIDADES LÚDICAS SÃO FERRAMENTAS QUE SE APRESENTAM COM A FUNÇÃO DE FACILITAR E AUXILIAR PROFESSORES E ALUNOS DIANTE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, E AINDA TORNAM AS AULAS DE BIOLOGIAS MAIS INTERESSANTES E DINÂMICAS. ALÉM DISSO, SÃO DE GRANDE RELEVÂNCIA QUANDO ESTÃO VOLTADAS PARA O ENSINO DE GENÉTICA. A PARTIR DISSO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO MOSTRAR O QUANTO AS ATIVIDADES LÚDICAS FACILITAM E CONTRIBUEM PARA O ENSINO DE GENÉTICA. A ATIVIDADE FOI COMPOSTA POR UMA CRUZADINHA E UM MODELO DIDÁTICO, AMBOS SOBRE O TEMA DE SÍNTESE PROTEICA, E FORAM APLICADOS EM DUAS TURMAS DE 3º ANO DA ESCOLA ESTADUAL CETI-LIMA REBELO. OS RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE LÚDICA FORAM BASTANTES PERCEPTÍVEIS, POIS MOSTROU QUE É ALGO QUE MOTIVA OS ALUNOS A QUESTIONAREM E INTERAGIREM, ALÉM DISSO FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE AS ATIVIDADES SÃO DE GRANDE EFICÁCIA, QUANDO SÃO DIRECIONADAS PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS CONSIDERADOS COMPLEXOS PELA MAIORIA DOS ESTUDANTES.