Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A QUÍMICA COMO UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL: UMA PROPOSTA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UNILAB

Palavra-chaves: EXPERIMENTO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE QUÍMICA, ENTALPIA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58748
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4412
    "inscrito_id" => 7114
    "titulo" => "A QUÍMICA COMO UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL: UMA PROPOSTA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UNILAB"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS LABORATORIAIS COMO FORMA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, E A PARTIR DESSE PONTO, VERIFICAR SE HOUVE UM AUMENTO DAS PRÁTICAS LABORATORIAIS COM A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR DE BIOLOGIA E QUÍMICA (PRPBIOQUI). O ESTUDO FOI REALIZADO NA ESCOLA DOUTOR BRUNILO JACÓ, NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO-CE. FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO UTILIZANDO A ESCALA LIKERT E APLICADO APÓS AS ATIVIDADES REALIZADAS NA ESCOLA. FOI OBSERVADO QUE AS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO AUXILIAM NO ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS VISTOS EM SALA DE AULA. CONTUDO, OS ESTUDANTES RESPONDERAM QUE AINDA SÃO POUCAS AS ATIVIDADES LABORATORIAIS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA E QUE CARECEM DE MAIS ATIVIDADES PRÁTICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE QUÍMICA, ENTALPIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID7114_26092019163711.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO LENNON BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LENNON BARBOSA"
    "autor_email" => "lennonsilva1717@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNILAB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58748
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4412
    "inscrito_id" => 7114
    "titulo" => "A QUÍMICA COMO UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL: UMA PROPOSTA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UNILAB"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS LABORATORIAIS COMO FORMA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, E A PARTIR DESSE PONTO, VERIFICAR SE HOUVE UM AUMENTO DAS PRÁTICAS LABORATORIAIS COM A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR DE BIOLOGIA E QUÍMICA (PRPBIOQUI). O ESTUDO FOI REALIZADO NA ESCOLA DOUTOR BRUNILO JACÓ, NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO-CE. FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO UTILIZANDO A ESCALA LIKERT E APLICADO APÓS AS ATIVIDADES REALIZADAS NA ESCOLA. FOI OBSERVADO QUE AS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO AUXILIAM NO ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS VISTOS EM SALA DE AULA. CONTUDO, OS ESTUDANTES RESPONDERAM QUE AINDA SÃO POUCAS AS ATIVIDADES LABORATORIAIS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA E QUE CARECEM DE MAIS ATIVIDADES PRÁTICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE QUÍMICA, ENTALPIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID7114_26092019163711.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO LENNON BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LENNON BARBOSA"
    "autor_email" => "lennonsilva1717@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNILAB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS LABORATORIAIS COMO FORMA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, E A PARTIR DESSE PONTO, VERIFICAR SE HOUVE UM AUMENTO DAS PRÁTICAS LABORATORIAIS COM A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR DE BIOLOGIA E QUÍMICA (PRPBIOQUI). O ESTUDO FOI REALIZADO NA ESCOLA DOUTOR BRUNILO JACÓ, NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO-CE. FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO UTILIZANDO A ESCALA LIKERT E APLICADO APÓS AS ATIVIDADES REALIZADAS NA ESCOLA. FOI OBSERVADO QUE AS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO AUXILIAM NO ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS VISTOS EM SALA DE AULA. CONTUDO, OS ESTUDANTES RESPONDERAM QUE AINDA SÃO POUCAS AS ATIVIDADES LABORATORIAIS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA E QUE CARECEM DE MAIS ATIVIDADES PRÁTICAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.