O ensino da lÍngua portuguesa faz parte do currÍculo escolar regular e seu domÍnio estabelece uma relaÇÃo com a sociedade, constituÍda pela maioria de ouvintes. Nesse ponto existe a preocupaÇÃo da educaÇÃo dos surdos, que estÃo concluÍdo o ensino mÉdio sem saber ler e/ou produzir na lÍngua portuguesa. Essa problemÁtica afeta o desenvolvimento social desses sujeitos, uma vez que a lÍngua portuguesa É sua segunda lÍngua e LIBRAS sua lÍngua materna. Esse conflito mostra que o aluno surdo É incluÍdo nas escolas regulares, mas sem o direito a uma educaÇÃo bilÍngue, que dispÕe o ensino e uso da LIBRAS nas aulas. Essa pesquisa de cunho bibliogrÁfico tem como objetivo mostrar a eficÁcia da proposta bilÍngue no processo de alfabetizaÇÃo dos surdos e proporcionar mais oportunidades e qualidade no processo educacional, uma vez que o oralismo e o bimodalismo/comunicaÇÃo total nÃo foram capazes de sanar a problemÁtica quanto À alfabetizaÇÃo.