ESTE ESTUDO ANALISA COMO A PRÁTICA LÚDICA EDUCATIVA É INTRODUZIDO NO COTIDIANO DAS AULAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PERCEBENDO COMO ESSE MÉTODO É TRABALHADO EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SENDO UMA PRIVADA E OUTRA PÚBLICA. O ARTIGO TRATA DE ASPECTOS LIGADOS ÀS ATIVIDADES LÚDICAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE, OS BENEFÍCIOS DAS PRÁTICAS LÚDICAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO CRIATIVO E SEUS RESULTADOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO DA CRIANÇA. O PRESENTE ESTUDO OCORREU NA ESCOLA PRIVADA INSTITUTO EDUCACIONAL YASMINI E ESCOLA PÚBLICA UNIDADE OPERACIONAL PEQUENO PRÍNCIPE, AMBAS NA CIDADE DE ÁGUA BRANCA – PI. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI UTILIZADA A PESQUISA DE CAMPO COM ABORDAGEM QUALITATIVA E DE CUNHO DESCRITIVO, USANDO PARA COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO E QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS. OS APORTES TEÓRICOS QUE FUNDAMENTARAM A PESQUISA FORAM, VYGOTSKY (2007) E KISHIMOTO (2012). OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM QUE O LÚDICO DEVE SER TRABALHADO COM CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO PARA QUE SEJAM ALCANÇADOS OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E É NECESSÁRIA A REFLEXÃO DOS PROFESSORES QUANTO SUA PRÁTICA, E AS ESCOLAS DEVEM SEGUIR INCENTIVANDO A UTILIZAÇÃO DA LUDICIDADE.