O PRESENTE TRABALHO POSSUI UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, MEDIANTE A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA, A PARTIR DA OBSERVAÇÃO NA DISCIPLINA DE PESQUISA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES AINDA NA UNIVERSIDADE SE DESENVOLVE AINDA DE MANEIRA BASTANTE CARENTE E FRAGILIZADA, CONTUDO NOSSA PESQUISA EVIDENCIA QUE OS PROFESSORES, MESMO COM TODAS AS DIFICULDADES ENFRENTADAS, OS DOCENTES CONTINUAM DESENVOLVENDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS, EM PARTICULAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. USAMOS COMO METODOLOGIA A OBSERVAÇÃO DE GODOY (1995) E O VIÉS QUALITATIVO DE MINAYO (2001), QUE NOS AUXILIOU EM NOSSO CAMINHO NA PESQUISA E TAMBÉM USAMOS FREIRE (2002), LUDKE (2011) E DEMO (1997) DENTRE OUTROS PARA NOS CONCEITUAR ACERCA DA PESQUISA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E COMO OCORRER A CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR.