Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

ARTICULAÇÕES ENTRE TEXTO ESCRITO E ILUSTRAÇÕES NA LITERATURA INFANTIL: REPERCUSSÕES SOBRE A EFETIVAÇÃO DA LEITURA

Palavra-chaves: ARTICULAÇÃO VERBAL/VISUAL, LITERATURA INFANTIL, LEITURA Comunicação Oral (CO) GT-08: Literatura infanto juvenil e ilustração
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5867
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 7
    "inscrito_id" => 107
    "titulo" => "ARTICULAÇÕES ENTRE TEXTO ESCRITO E ILUSTRAÇÕES NA LITERATURA INFANTIL: REPERCUSSÕES SOBRE A EFETIVAÇÃO DA LEITURA"
    "resumo" => "Neste trabalho, com base em estudos de Alencar (2009), Amarilha (2002), Faria (2004), Fonseca (2009), Ramos (2011), entre outros, trataremos da relevância de articulações adequadas entre as ilustrações e o texto escrito nas obras de literatura infantil, enfatizando a pertinência de tais articulações para uma eficiente atribuição de sentidos pelo leitor. Destacaremos e analisaremos um livro de literatura infantil específico - Tom, do escritor e ilustrador André Neves, no qual consideramos haver uma articulação ideal entre as linguagens verbal e visual, relação que se mostra essencial ao entendimento da narrativa e que constitui um todo equilibrado que repercute significativa e favoravelmente na realização de uma leitura efetiva da obra."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-08: Literatura infanto juvenil e ilustração"
    "palavra_chave" => "ARTICULAÇÃO VERBAL/VISUAL, LITERATURA INFANTIL, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_04_2014_12_10_36_idinscrito_107_996d3777408441155a24c3be0b24701e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABÍOLA CORDEIRO DE VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "FABÍOLA"
    "autor_email" => "fabiolacordeiro@uol.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5867
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 7
    "inscrito_id" => 107
    "titulo" => "ARTICULAÇÕES ENTRE TEXTO ESCRITO E ILUSTRAÇÕES NA LITERATURA INFANTIL: REPERCUSSÕES SOBRE A EFETIVAÇÃO DA LEITURA"
    "resumo" => "Neste trabalho, com base em estudos de Alencar (2009), Amarilha (2002), Faria (2004), Fonseca (2009), Ramos (2011), entre outros, trataremos da relevância de articulações adequadas entre as ilustrações e o texto escrito nas obras de literatura infantil, enfatizando a pertinência de tais articulações para uma eficiente atribuição de sentidos pelo leitor. Destacaremos e analisaremos um livro de literatura infantil específico - Tom, do escritor e ilustrador André Neves, no qual consideramos haver uma articulação ideal entre as linguagens verbal e visual, relação que se mostra essencial ao entendimento da narrativa e que constitui um todo equilibrado que repercute significativa e favoravelmente na realização de uma leitura efetiva da obra."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-08: Literatura infanto juvenil e ilustração"
    "palavra_chave" => "ARTICULAÇÃO VERBAL/VISUAL, LITERATURA INFANTIL, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_04_2014_12_10_36_idinscrito_107_996d3777408441155a24c3be0b24701e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABÍOLA CORDEIRO DE VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "FABÍOLA"
    "autor_email" => "fabiolacordeiro@uol.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Neste trabalho, com base em estudos de Alencar (2009), Amarilha (2002), Faria (2004), Fonseca (2009), Ramos (2011), entre outros, trataremos da relevância de articulações adequadas entre as ilustrações e o texto escrito nas obras de literatura infantil, enfatizando a pertinência de tais articulações para uma eficiente atribuição de sentidos pelo leitor. Destacaremos e analisaremos um livro de literatura infantil específico - Tom, do escritor e ilustrador André Neves, no qual consideramos haver uma articulação ideal entre as linguagens verbal e visual, relação que se mostra essencial ao entendimento da narrativa e que constitui um todo equilibrado que repercute significativa e favoravelmente na realização de uma leitura efetiva da obra.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.