A EDUCAÇÃO INFANTIL CONSTITUI UMA ETAPA DE ENSINO ONDE A LITERATURA TEM PAPEL PRIMORDIAL NO DESENVOLVIMENTO NÃO SÓ COGNITIVO MAIS MOTOR E IMAGINÁRIO DE CADA CRIANÇA. OBSERVANDO A RELEVÂNCIA DOS CONTOS NA FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS E NA SOCIALIZAÇÃO DOS PEQUENOS É QUE O PRESENTE ARTIGO PROPÕE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS E HISTÓRIAS AFRICANAS NO COMBATE AO PRECONCEITO E A DISCRIMINAÇÃO RACIAL. O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA PESQUISA DE CAMPO, COM UMA AMOSTRA DE DEZESSEIS CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA, ATRAVÉS DA HISTÓRIA: “O CABELO DE LELÊ”, ESCRITO POR VALÉRIA BELÉM, JORNALISTA E ESCRITORA BRASILEIRA, SEGUIDA DE UMA BONECA DE PANO COM TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PERSONAGEM DA HISTÓRIA. PORTANTO, CONCLUÍMOS COM A PESQUISA QUE A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA TEM IMPORTÂNCIA SIGNIFICATIVA NA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO E RACISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINANDO AS CRIANÇAS A APRENDER O DESCONHECIDO E RESPEITAR A DIVERSIDADE DE PESSOAS E CULTURAS, FORMANDO CRIANÇAS MENOS PRECONCEITUOSAS A PARTIR DO CONHECIMENTO E CONSTRUÇÃO DE SUA VERDADEIRA IDENTIDADE.