A HISTÓRIA DA CIÊNCIA É UM ELEMENTO MOTIVADOR DA BUSCA PELA GNOSE, SE TORNANDO CADA VEZ MAIS FREQUENTE NO AMBIENTE PEDAGÓGICO, FOMENTANDO MOTIVAR O ALUNO NO ENVOLVIMENTO COM A CIÊNCIA (LEITE, 1988; OLIVEIRA; SILVA, 2012). ALÉM DISSO, ELA CONTRIBUI PARA A IDENTIFICAÇÃO E SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES EPISTEMOLÓGICAS NA APRENDIZAGEM, CONFORME AFIRMA DUARTE (2004), SOBRETUDO CAUSANDO UM EFEITO PSICOLÓGICO FAVORÁVEL NO PROCESSO DE COMPREENSÃO. O DESDOBRAMENTO HISTÓRICO DAS REALIZAÇÕES CIENTÍFICAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR
PROMOVE AOS ESTUDANTES UM DESPERTAR DESTA CURIOSIDADE INTRÍNSECA NA HUMANIDADE. A PROPOSTA DESTE TEXTO É A APROPRIAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA NO USO DESTE RECURSO PEDAGÓGICO A FIM DE ENGAJAR OS DISCENTES EM UM CENÁRIO DIFERENCIADO DESTA DISCIPLINA, ARTICULANDO AS TEORIAS E MÉTODOS DE PESQUISA DESENVOLVIDOS E UTILIZADOS NO PASSADO, POSSIBILITANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO CONTEMPORÂNEO. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DISCUTIR O POTENCIAL PEDAGÓGICO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA, ESPECIFICAMENTE SOBRE EVOLUÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA INTRODUZINDO O
ESTUDO DE ÓPTICA NA FÍSICA DO ENSINO MÉDIO .