Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 199
A GESTÃO E O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: PERCURSOS, AVANÇOS E O DESAFIO DA PARTICIPAÇÃO

Palavra-chaves: NEOLIBERALISMO, GESTÃO EDUCACIONAL, PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ENSAIO ADVEIO DA DISCIPLINA “POLÍTICA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL” E SE DESENVOLVEU AO LONGO DO SEMESTRE 2018.1. POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER QUALITATIVO E NATUREZA EXPLORATÓRIA, OBJETIVOU-SE, INICIALMENTE, FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE O CARÁTER MUTÁVEL DA EDUCAÇÃO, QUE ACOMPANHA AS TRANSFORMAÇÕES VIVIDAS PELAS PESSOAS NO MUNDO. EM SEGUIDA, APRESENTOU-SE BREVE HISTÓRICO DA GESTÃO PÚBLICA E EDUCACIONAL, CARACTERIZANDO AS REPERCUSSÕES DA POLÍTICA NEOLIBERAL PARA O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. PARA FINALIZAR, SUGERE-SE COMO RESPOSTA AOS PROBLEMAS EDUCACIONAIS ADVINDOS DA LÓGICA NEOLIBERAL, A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NAS ESCOLAS E DEMAIS ÓRGÃOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. AFINAL, PRESSUPÕE-SE QUE A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO É GARANTIA DE RESPOSTA AOS PROBLEMAS VIVIDOS POR ESSES SUJEITOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.