Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS PÚBLICAS Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial

Resumo

O TRABALHO APRESENTA A POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO ESCOLAR A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES NO MODELO DE MULTIPLICAÇÃO, EM ESPECIAL OS RESULTADOS DO PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE - EIDD, FOMENTADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC, QUE VISA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO COMO PARTES DAS AÇÕES DE FORTALECIMENTO DOS SISTEMAS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS. POR MEIO DE ANÁLISE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA, EM QUE PESE SE TRATAR DE UM PROGRAMA DE APOIO TÉCNICO E FINANCEIRO, CONCLUÍMOS QUE HOUVE UM INVESTIMENTO CONSIDERÁVEL PARA A INDUÇÃO DE UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL, NO ENTANTO, DIFERENTES DIFICULDADES IDENTIFICADAS PELA GESTÃO COMO FALTA DE EXPERIÊNCIA NO REPASSE FINANCEIRO E PRESTAÇÃO DE CONTAS, DIFICULDADE DE LOGÍSTICA NA ORGANIZAÇÃO DOS ENCONTROS DE FORMAÇÃO, OU MESMO FALTA DE APOIO POLÍTICO LOCAL. DESDE A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA EM 2003, VERIFICAMOS UM CRESCIMENTO NA QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES E GESTORES PARA A ATUAÇÃO COM ESTUDANTES EM SUAS DIFERENTES NECESSIDADES EDUCACIONAIS.

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