A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS: UMA PERSPECTIVA DE AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58221 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2592 "inscrito_id" => 6541 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS: UMA PERSPECTIVA DE AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL." "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA, TÊM COMO DESAFIO REFLETIR A RESPEITO DA EXECUÇÃO DA DIDÁTICA PELO CONTEXTO ÉTNICO-RACIAL. DESSA FORMA, RESSALTANDO A LEI 9.394/1996 ALTERADA PELA LEI 10.639/03, MODIFICADA PELA LEI 11.645/08, NA QUAL TORNA OBRIGATÓRIO O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAE E INDÍGENA. SOB ESSE VIÉS, É IMPORTANTE EVIDENCIAR QUE A INSTITUIÇÃO ESCOLAR, TEM SUA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA PROMOVER A AUTOAFIRMAÇÃO DOS SEUS ALUNOS ENQUANTO IDENTIDADE, VALORIZANDO SEUS CONTEXTO ÉTNICOS-RACIAIS A PARTIR DA FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS CONSCIENTES E QUE RECONHEÇAM E VALORIZEM A SUA HISTÓRIA, CULTURA, TRAÇOS, LEGADOS MARCADOS PELO CONTEXTO DE LUTAS E CONQUISTAS, BASEADOS EM VALORES MORAIS, SOCIAIS E ÉTICOS. JÁ QUE, POR MEIO DESSES VALORES, ESSES INDIVÍDUOS CONSEGUIRÃO CONSTRUIR SUA IDENTIDADE TENDO COMO REFERÊNCIA DESDE A INFÂNCIA, HERÓIS, PERSONAGENS E GRANDES REPRESENTANTES QUE MARCARAM E FRISAM O REGISTRO HISTÓRICO DO CENÁRIO NACIONAL. ENTRETANTO, ALGUMAS DESSAS INSTITUIÇÕES, ACABAM POR NÃO RESPEITAR AS DIVERSIDADES PRESENTES, UMA VEZ QUE, NÃO SE EVIDENCIA A CULTURA E RELIGIÃO DESSE POVO COMO ALGO BENÉVOLO, ALIADO A NÃO EXALTAÇÃO DA IDENTIDADE DOS MESMOS, ESTIGMATIZADOS POR SUA ESTÉTICA E PADRÕES PRÉ-ESTABELECIDOS PELA SOCIEDADE. DISPÕE-SE COMO OBJETIVO, A ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENQUANTO PERSPECTIVA DA AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL. FOI REALIZADA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TENDO COMO APORTE TEÓRICO OS AUTORES: BOURDIEU (1998), SILVA (2005), GOMES (2011), DENTRE OUTROS. PORTANTO PERCEBEMOS, QUE URGE A NECESSIDADE DE SE REVER AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, VISTO QUE A PECULIARIDADE DESSE POVO NÃO ESTÁ SENDO DISCUTIDA, E TÃO POUCO EMERGIDA NA LITERATURA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL, INSTITUIÇÃO ESCOLAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID6541_23082019234758.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAINARA CRISTINNE ALVES NEPONUCENO SILVA" "autor_nome_curto" => "THAINARA" "autor_email" => "thayneponuceno@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58221 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2592 "inscrito_id" => 6541 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS: UMA PERSPECTIVA DE AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL." "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA, TÊM COMO DESAFIO REFLETIR A RESPEITO DA EXECUÇÃO DA DIDÁTICA PELO CONTEXTO ÉTNICO-RACIAL. DESSA FORMA, RESSALTANDO A LEI 9.394/1996 ALTERADA PELA LEI 10.639/03, MODIFICADA PELA LEI 11.645/08, NA QUAL TORNA OBRIGATÓRIO O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAE E INDÍGENA. SOB ESSE VIÉS, É IMPORTANTE EVIDENCIAR QUE A INSTITUIÇÃO ESCOLAR, TEM SUA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA PROMOVER A AUTOAFIRMAÇÃO DOS SEUS ALUNOS ENQUANTO IDENTIDADE, VALORIZANDO SEUS CONTEXTO ÉTNICOS-RACIAIS A PARTIR DA FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS CONSCIENTES E QUE RECONHEÇAM E VALORIZEM A SUA HISTÓRIA, CULTURA, TRAÇOS, LEGADOS MARCADOS PELO CONTEXTO DE LUTAS E CONQUISTAS, BASEADOS EM VALORES MORAIS, SOCIAIS E ÉTICOS. JÁ QUE, POR MEIO DESSES VALORES, ESSES INDIVÍDUOS CONSEGUIRÃO CONSTRUIR SUA IDENTIDADE TENDO COMO REFERÊNCIA DESDE A INFÂNCIA, HERÓIS, PERSONAGENS E GRANDES REPRESENTANTES QUE MARCARAM E FRISAM O REGISTRO HISTÓRICO DO CENÁRIO NACIONAL. ENTRETANTO, ALGUMAS DESSAS INSTITUIÇÕES, ACABAM POR NÃO RESPEITAR AS DIVERSIDADES PRESENTES, UMA VEZ QUE, NÃO SE EVIDENCIA A CULTURA E RELIGIÃO DESSE POVO COMO ALGO BENÉVOLO, ALIADO A NÃO EXALTAÇÃO DA IDENTIDADE DOS MESMOS, ESTIGMATIZADOS POR SUA ESTÉTICA E PADRÕES PRÉ-ESTABELECIDOS PELA SOCIEDADE. DISPÕE-SE COMO OBJETIVO, A ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENQUANTO PERSPECTIVA DA AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL. FOI REALIZADA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TENDO COMO APORTE TEÓRICO OS AUTORES: BOURDIEU (1998), SILVA (2005), GOMES (2011), DENTRE OUTROS. PORTANTO PERCEBEMOS, QUE URGE A NECESSIDADE DE SE REVER AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, VISTO QUE A PECULIARIDADE DESSE POVO NÃO ESTÁ SENDO DISCUTIDA, E TÃO POUCO EMERGIDA NA LITERATURA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL, INSTITUIÇÃO ESCOLAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID6541_23082019234758.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAINARA CRISTINNE ALVES NEPONUCENO SILVA" "autor_nome_curto" => "THAINARA" "autor_email" => "thayneponuceno@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }