Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A LITERATURA LATINA NA SALA DE AULA: REFLETINDO SOBRE UM TEMA TABU A PARTIR DE POEMAS CATULIANOS SOBRE A HOMOAFETIVIDADE

Palavra-chaves: CATULO, ESTÉTICA DA RECEPÇÃO, ENSINO DE LITERATURA Comunicação Oral (CO) GT-15: Literatura e estudos de gênero: Reflexões de (e para) a sala de aula
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5819
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 212
    "inscrito_id" => 304
    "titulo" => "A LITERATURA LATINA NA SALA DE AULA: REFLETINDO SOBRE UM TEMA TABU A PARTIR DE POEMAS CATULIANOS SOBRE A HOMOAFETIVIDADE"
    "resumo" => "Catulo é considerado um dos primeiros poetas líricos da literatura latina que compôs uma poesia pessoal, intimista e, muitas das vezes, amorosa. Conhecido como poeta do amor arrebatado, foi um dos maiores líricos da literatura latina, abordando, em alguns de seus poemas, a temática acerca da homoafetividade. Pensando nisso, levamos para a sala de aula três poemas desse poeta para discutir com os alunos sobre esse tema considerado ainda tabu. Em nossas discussões, lançamos mão dos estudos de Jauss (1979), colocando o aluno/leitor como peça fundamental no processo de significação. Outros autores também nos serviram de guia em nossa pesquisa, por exemplo, Zilberman (2004) e Neto (1996)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15: Literatura e estudos de gênero: Reflexões de (e para) a sala de aula"
    "palavra_chave" => "CATULO, ESTÉTICA DA RECEPÇÃO, ENSINO DE LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_16_37_36_idinscrito_304_2e861d3f796c2d06a17098531cc81082.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOHNE PAULINO BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "BARRETO"
    "autor_email" => "johne.paulino20@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5819
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 212
    "inscrito_id" => 304
    "titulo" => "A LITERATURA LATINA NA SALA DE AULA: REFLETINDO SOBRE UM TEMA TABU A PARTIR DE POEMAS CATULIANOS SOBRE A HOMOAFETIVIDADE"
    "resumo" => "Catulo é considerado um dos primeiros poetas líricos da literatura latina que compôs uma poesia pessoal, intimista e, muitas das vezes, amorosa. Conhecido como poeta do amor arrebatado, foi um dos maiores líricos da literatura latina, abordando, em alguns de seus poemas, a temática acerca da homoafetividade. Pensando nisso, levamos para a sala de aula três poemas desse poeta para discutir com os alunos sobre esse tema considerado ainda tabu. Em nossas discussões, lançamos mão dos estudos de Jauss (1979), colocando o aluno/leitor como peça fundamental no processo de significação. Outros autores também nos serviram de guia em nossa pesquisa, por exemplo, Zilberman (2004) e Neto (1996)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15: Literatura e estudos de gênero: Reflexões de (e para) a sala de aula"
    "palavra_chave" => "CATULO, ESTÉTICA DA RECEPÇÃO, ENSINO DE LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_16_37_36_idinscrito_304_2e861d3f796c2d06a17098531cc81082.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOHNE PAULINO BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "BARRETO"
    "autor_email" => "johne.paulino20@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Catulo é considerado um dos primeiros poetas líricos da literatura latina que compôs uma poesia pessoal, intimista e, muitas das vezes, amorosa. Conhecido como poeta do amor arrebatado, foi um dos maiores líricos da literatura latina, abordando, em alguns de seus poemas, a temática acerca da homoafetividade. Pensando nisso, levamos para a sala de aula três poemas desse poeta para discutir com os alunos sobre esse tema considerado ainda tabu. Em nossas discussões, lançamos mão dos estudos de Jauss (1979), colocando o aluno/leitor como peça fundamental no processo de significação. Outros autores também nos serviram de guia em nossa pesquisa, por exemplo, Zilberman (2004) e Neto (1996).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.