Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 204
A ATIVIDADE DE PESQUISA EM CAMPO COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE ZOOLOGIA.

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, ZOOLOGIA, ATIVIDADE DE PESQUISA, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA SEMPRE ENFRENTOU DIFICULDADES EM MEIO AOS RECURSOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES. AO ANALISAR OS CONTEÚDOS DE ZOOLOGIA NOS DEPARAMOS COM A NEGLIGÊNCIA E O RECEIO POR PARTE DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ABORDAR OS CONTEÚDOS EM SALA, DEVIDO AOS EXCESSOS DE NOMENCLATURAS E INDISPONIBILIDADE DE MATERIAIS, DISPONDO APENAS DO LIVRO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE ENSINO. BASEADO NESTA PROBLEMÁTICA E VOLTADA À NECESSIDADE DE APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO VIÁVEL AO APRENDIZADO DE ZOOLOGIA, ESTE TRABALHO BUSCOU DESENVOLVER AULAS DINÂMICAS, PROMOVENDO A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES EXTRACLASSE POR MEIO DA PESQUISA EM CAMPO, PROPORCIONANDO A UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO O GANHO DE CONHECIMENTO E COMPARTILHAMENTO DOS CONTEÚDOS DO GRUPO DOS RÉPTEIS; LEVANDO A RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, E AO MESMO TEMPO EVIDENCIANDO A SIGNIFICÂNCIA QUE A REALIZAÇÃO DE AULAS QUE DESPERTEM O INTERESSE E CURIOSIDADE DO ALUNO TEM NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM ZOOLOGIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.