MARTINS, Suzane Egidio et al.. Indisciplina no contexto escolar no ensino fundamental i. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60796>. Acesso em: 05/11/2024 05:05
Neste trabalho foi abordada a Indisciplina no Contexto Escolar no Ensino Fundamental I; trata-se de um estudo bibliogrÁfico, qualitativo, descritivo que tem por objetivo principal compreender as consequÊncias da indisciplina no contexto escolar, no ensino-aprendizagem e no andamento da escola. É notÓrio que a indisciplina escolar representa um entrave, um transtorno para o alcance de uma educaÇÃo de qualidade, pois atrapalha todo o processo educativo. Diante desse objetivo, desenvolveu-se uma investigaÇÃo acerca do impacto da indisciplina no processo de ensino aprendizagem, especialmente, no Ensino Fundamental I. A investigaÇÃo se deu iniciando pela conceituaÇÃo da indisciplina escolar, suas diversas causas e tipos, atÉ seu impacto no Âmbito escolar, bem como na vida social do aluno, jÁ que uma das suas principais consequÊncias É o fracasso escolar, que culmina com a evasÃo do mesmo e que repercute diretamente no seu desenvolvimento social e profissional. Para a discussÃo teÓrica, foram utilizados os seguintes autores: Vasconcelos (2004), Parrat-Dayan (2008), Tiba (1996), Franco (1986), Oliveira (2005), dentre outros, que auxiliaram no enriquecimento teÓrico da pesquisa em questÃo.