Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A INFLUÊNCIA DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO COMPORTAMENTO DE JOVENS LEITORES

Palavra-chaves: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, ESCOLA, LEITORES Comunicação Oral (CO) GT-07: Literatura afro-brasileira e afirmação identitária negra
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5803
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 43
    "inscrito_id" => 388
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO COMPORTAMENTO DE JOVENS LEITORES"
    "resumo" => "A influência da literatura afro-brasileira no comportamento de jovens leitores.                                                                                                     Marília SILVA A. PORPINO   Resumo: Este artigo apresenta como discussão principal a investigação dos livros infanto-juvenis encontrados na biblioteca da EEEFM Engª Márcia G. A. de Carvalho em Belém PB. A discriminação racial recorrente entre os estudantes levaram-nos a desenvolver este trabalho. A pesquisa visa investigar no acervo literário da biblioteca escolar quais obras abordam a lei 10.639/03. Investigaremos de que forma personagens negras são apresentadas nos livros, considerando sua historia e identidade.  Nesse contexto, encontraremos meios de repassar aspectos positivos da cultura negra através da literatura, contribuindo assim com a formação de jovens leitores, livres de posturas preconceituosas. O apoio técnico será norteado por Cuti(2010), Munanga(2008), Fanon(2012), Gomes(2006), Oliveira(2010), entre outros. Palavras chaves: Literatura afro-brasileira – Escola – Negro – Leitores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07: Literatura afro-brasileira\u{A0}e afirmação identitária negra"
    "palavra_chave" => "LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, ESCOLA, LEITORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_05_2014_10_34_58_idinscrito_388_f50a15e8a672bbf08a18d13501229295.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA SILVA ANIZIO PORPINO"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA"
    "autor_email" => "marilia.anizio@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5803
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 43
    "inscrito_id" => 388
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO COMPORTAMENTO DE JOVENS LEITORES"
    "resumo" => "A influência da literatura afro-brasileira no comportamento de jovens leitores.                                                                                                     Marília SILVA A. PORPINO   Resumo: Este artigo apresenta como discussão principal a investigação dos livros infanto-juvenis encontrados na biblioteca da EEEFM Engª Márcia G. A. de Carvalho em Belém PB. A discriminação racial recorrente entre os estudantes levaram-nos a desenvolver este trabalho. A pesquisa visa investigar no acervo literário da biblioteca escolar quais obras abordam a lei 10.639/03. Investigaremos de que forma personagens negras são apresentadas nos livros, considerando sua historia e identidade.  Nesse contexto, encontraremos meios de repassar aspectos positivos da cultura negra através da literatura, contribuindo assim com a formação de jovens leitores, livres de posturas preconceituosas. O apoio técnico será norteado por Cuti(2010), Munanga(2008), Fanon(2012), Gomes(2006), Oliveira(2010), entre outros. Palavras chaves: Literatura afro-brasileira – Escola – Negro – Leitores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07: Literatura afro-brasileira\u{A0}e afirmação identitária negra"
    "palavra_chave" => "LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, ESCOLA, LEITORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_05_2014_10_34_58_idinscrito_388_f50a15e8a672bbf08a18d13501229295.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA SILVA ANIZIO PORPINO"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA"
    "autor_email" => "marilia.anizio@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

A influência da literatura afro-brasileira no comportamento de jovens leitores. Marília SILVA A. PORPINO Resumo: Este artigo apresenta como discussão principal a investigação dos livros infanto-juvenis encontrados na biblioteca da EEEFM Engª Márcia G. A. de Carvalho em Belém PB. A discriminação racial recorrente entre os estudantes levaram-nos a desenvolver este trabalho. A pesquisa visa investigar no acervo literário da biblioteca escolar quais obras abordam a lei 10.639/03. Investigaremos de que forma personagens negras são apresentadas nos livros, considerando sua historia e identidade. Nesse contexto, encontraremos meios de repassar aspectos positivos da cultura negra através da literatura, contribuindo assim com a formação de jovens leitores, livres de posturas preconceituosas. O apoio técnico será norteado por Cuti(2010), Munanga(2008), Fanon(2012), Gomes(2006), Oliveira(2010), entre outros. Palavras chaves: Literatura afro-brasileira – Escola – Negro – Leitores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.