O presente trabalho tem por objetivo discutir o papel das ilustrações na construção de significados. Para isso buscamos analisar o livro “O MENINO MALUQUINHO” de Ziraldo (1980), numa discussão acerca da relevância da imagem na literatura infanto-juvenil, tendo em vista que Zivaldo utilizou-se das ilustrações como linguagem autossuficiente, com efeito nesse caso as imagens substituem a linguagem verbal o que facilita a compreensão e a construção de significados por parte da criança. O livro é composto de 32 páginas, nas quais são descrita a infância de um menino e em cada página há uma figura diferente que completa a linguagem verbal e acrescenta completo e rico em detalhes a narrativa que não fica excluída. A fim de entendermos a importância das ilustrações na literatura infanto-juvenil analisamos a obra em questão e utilizamos como suporte teórico o livro de Zilberman, “COMO E POR QUE LER ALITERATURA INFANTO-JUVENIL BRASILEIRA”. Aqui partimos do pressuposto de que por meio leitura o individuo se torna capaz de compreender o mundo e passa a ser agente modificador do espaço no qual esta inserido, além disso a leitura contribui para a construção do mundo imaginário da criança, ou seja, a leitura é um passaporte para imaginação.